• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação para a diversidade com ênfase à educação ambiental
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação para a diversidade com ênfase à educação ambiental
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Da teoria à prática : projeto de educação ambiental no CEAD CEEBJA Poty Lazzarotto com ênfase na coleta seletiva

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARCIA NAZARE DE OLIVEIRA SANTOS.pdf (596.5Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Santos, Márcia Nazaré de Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente artigo aborda a Educação Ambiental para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, partindo do princípio que a problematização e a busca de soluções para o lixo produzido diariamente pelo cidadão podem contribuir para a substituição de hábitos arraigados e perdulários, por práticas simples que podem garantir a qualidade de vida para as futuras gerações. Mas, como implementar um projeto de Coleta Seletiva em escola da rede pública de ensino? Para responder a essa pergunta fora estabelecidos como objetivos do estudo: conceituar e classificar resíduos sólidos urbanos (RSU) – inclusive o tempo de permanência no solo e seus impactos; descrever as etapas para implantação de um programa de Coleta Seletiva dentro da escola. A metodologia adotada compreendeu a pesquisa bibliográfica feita em fontes primárias e secundárias e a realização de um diagnóstico participativo para conhecer a realidade da escola no tocante à coleta e destinação de seus RSU,. Os resultados desse estudo permitiram compreender que projetos de coleta seletiva nas escolas são viáveis e de fácil aplicação - mesmo com público adulto, cuja adesão a novas práticas se mostra mais resistente -, pois as soluções propostas são simples e a consistência da proposta está na conscientização das pessoas sobre as dimensões do problema e da importância das ações individuais, realizadas no cotidiano escolar e familiar. Mas, fundamentalmente, foi possível compreender a necessidade de aprofundar conteúdos relacionados a existência do homem, suas práticas e formas de relacionamento com a natureza, promovendo, dessa forma uma transformação conceitual e comportamental.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/40188
    Collections
    • Educação para a diversidade com ênfase à educação ambiental [8]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV