O trabalho de campo como instrumento de conscientização socioambiental : proposta metodológica no Morro do Anhangava
Resumo
Este trabalho de pesquisa tem por objetivo buscar discutir o papel do educador ambiental diante do desafio da sustentabilidade por meio do trabalho de campo transdisciplinar no Parque Estadual da Serra da Baitaca, com intuito de resgatar atitudes sustentáveis pensando no bem global, que atualmente encontra-se em colapso. Com a pretensão de superar o paradigma fragmentalista, foi desencadeado um processo de posicionamento crítico sobre o papel da escola diante do desafio da sustentabilidade. Diante disto, foi desenvolvido uma aula de campo com alunos de Ensino Médio de uma escola particular, no Parque Estadual da Serra da Baitaca, localizado na cidade de Quatro Barras, Paraná, no intuito de explorar a biodiversidade local, resgatando assim o sentimento de pertencimento do homem à natureza. As atividades desenvolvidas no campo foram analisadas através de observações e registros escritos e por atividades realizadas após o trabalho de campo. As leituras, discussões, posicionamentos e intervenção tentam construir a caracterização de uma posição inovadora de educação, buscando um pensamento planetário. Os resultados revelaram que a atividade extraclasse contribuiu para sensibilização dos alunos para questões ambientais e, por consequente, a construção do conhecimento sobre meio ambiente natural e seus elementos, passando a ser visto de forma mais integrado e sistêmico. Sem a pretensão de esgotar nenhuma dessas questões, este trabalho levanta alguns pontos de reflexão ao relacionar escola e convivência humana com o meio ambiente.