• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação para a diversidade com ênfase à educação ambiental
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação para a diversidade com ênfase à educação ambiental
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O trabalho de campo como instrumento de conscientização socioambiental : proposta metodológica no Morro do Anhangava

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - RUBIA CLEMENTE ZEM.pdf (650.5Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Zem, Rubia Clemente
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho de pesquisa tem por objetivo buscar discutir o papel do educador ambiental diante do desafio da sustentabilidade por meio do trabalho de campo transdisciplinar no Parque Estadual da Serra da Baitaca, com intuito de resgatar atitudes sustentáveis pensando no bem global, que atualmente encontra-se em colapso. Com a pretensão de superar o paradigma fragmentalista, foi desencadeado um processo de posicionamento crítico sobre o papel da escola diante do desafio da sustentabilidade. Diante disto, foi desenvolvido uma aula de campo com alunos de Ensino Médio de uma escola particular, no Parque Estadual da Serra da Baitaca, localizado na cidade de Quatro Barras, Paraná, no intuito de explorar a biodiversidade local, resgatando assim o sentimento de pertencimento do homem à natureza. As atividades desenvolvidas no campo foram analisadas através de observações e registros escritos e por atividades realizadas após o trabalho de campo. As leituras, discussões, posicionamentos e intervenção tentam construir a caracterização de uma posição inovadora de educação, buscando um pensamento planetário. Os resultados revelaram que a atividade extraclasse contribuiu para sensibilização dos alunos para questões ambientais e, por consequente, a construção do conhecimento sobre meio ambiente natural e seus elementos, passando a ser visto de forma mais integrado e sistêmico. Sem a pretensão de esgotar nenhuma dessas questões, este trabalho levanta alguns pontos de reflexão ao relacionar escola e convivência humana com o meio ambiente.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/40158
    Collections
    • Educação para a diversidade com ênfase à educação ambiental [8]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV