Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorGalhart, Anna Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-02T14:28:04Z
dc.date.available2024-02-02T14:28:04Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39983
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/07/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências: f.127-133pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa propõe-se a constituir fontes narrativas sobre a Alfabetização Matemática, abrangendo o primeiro segmento do Ensino Fundamental I. Para alcançar essa proposta, utilizou-se da História Oral, na sua vertente temática, como metodologia para coleta de dados, entrevistando os alunos que estudaram nas cinco instituições de ensino, dirigidas pela Congregação das Irmãs da Sagrada Família, em Campo Largo - PR: Colégio Santa Terezinha, Instituto Santa Terezinha, Escola de Aplicação Padre José de Anchieta, Colégio Estadual Sagrada Família e Escola Municipal Anchieta. Além das fontes orais, que foram transcritas e textualizadas, compuseram a pesquisa documentos e imagens. Buscou-se possibilitar uma interlocução entre as narrativas, através de contos, que são narrativas sobre narrativas, a partir de uma leitura horizontal, à luz do conceito de exotopia. A opção por fontes narrativas, orais e imagens, permitiu traçar um cenário acerca da Alfabetização Matemática, em diferentes espaços e tempos. Palavras-chave: Educação Matemática. Alfabetização Matemática. História Oral. Instituições Escolares. Campo Largo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research proposes to constitute narrative sources on Mathematical Literacy, covering the first segment of Elementary School. To achieve this proposal, we used the Oral History, in its thematic aspect, as a methodology for data collection, interviewing students who studied in the five educational institutions run by the Congregation of the Sisters of the Holy Family in Campo Largo - PR: Colégio Santa Terezinha, Instituto Santa Terezinha, Escola de Aplicação Padre José de Anchieta, Colégio Estadual Sagrada Família and Escola Municipal Anchieta. In addition to the oral sources, which were transcribed and textualized, documents and images composed the research. It was attempted to facilitate a dialogue between the narrative, through tales, which are narratives on narratives, from a horizontal reading in the light of exotopy concept. The choice of narrative sources, oral and images, allowed us to outline a scenario about Mathematical Literacy in different spaces and times. Keywords: Mathematics Education. Literacy Mathematics. Oral history. School institutions. Campo Largo.pt_BR
dc.format.extent349 f. : il., algumas color., maps.,tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectHistoria oralpt_BR
dc.titleAlfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontrospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples