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dc.contributor.advisorBeuren, Ilse Maria, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorGraça, Vanessa dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-04T17:20:40Z
dc.date.available2021-11-04T17:20:40Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39981
dc.descriptionOrientadora : Ilse Maria Beurenpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo objetiva identificar o uso, a importância e a necessidade das práticas de controle gerencial em uma empresa prestadora de serviços advocatícios. Para tal realizou-se pesquisa de caráter exploratório com abordagem qualitativa do problema, por meio de um estudo de caso em um escritório de advocacia estabelecido na cidade de Curitiba – PR. No delineamento escolhido para esse trabalho, em um primeiro momento foi realizado um levantamento bibliográfico sobre controles de gestão e empresas prestadoras de serviços e depois foram apresentadas algumas características das empresas prestadoras de serviços advocatícios. O instrumento de pesquisa utilizado na coleta dos dados em campo consistiu de um roteiro de entrevista, aplicado a sete gestores da referida empresa. Além do levantamento bibliográfico sobre o tema e as entrevistas com gestores da empresa, utilizou-se ainda a observação do pesquisador sobre as práticas gerenciais adotadas na empresa. Na análise dos dados, de acordo com o objetivo do estudo, realizou-se análise de conteúdo das entrevistas e os outros dois meios apontados para fins de triangulação dos dados. Os resultados do estudo mostraram a importância e a necessidade da utilização de instrumentos de controle gerencial em uma empresa de serviços advocatícios e como a adequação desses controles a esse tipo de empresa pode ajudar a tornar o exercício da advocacia mais produtivo, além de diminuir riscos tanto para o escritório como para o cliente. Conclui-se com essa pesquisa que uma empresa de serviços advocatícios pode se adequar a utilização dos instrumentos de controle de gestão e operá-los de acordo com as suas necessidades.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (62 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectControladoriapt_BR
dc.subjectEscritórios de advocaciapt_BR
dc.subjectPrestação de serviçospt_BR
dc.titleControles de gestão em empresas prestadoras de serviços advocatíciospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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