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dc.contributor.advisorCosta, Mayla Cristina, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.creatorPeixe, Juliano Severopt_BR
dc.date.accessioned2025-03-12T16:47:21Z
dc.date.available2025-03-12T16:47:21Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39952
dc.descriptionOrientadora : Mayla Cristina Costapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O Sistema Público de Escrituração Digital é um projeto nacional com apoio das entidades municipal, estadual e federal para aprimorar a capacidade de compartilhamento e integração, de informações contábeis e fiscais, geradas pelos escritórios de contabilidade e empresas que possuem contabilidade interna. Assim, há uma integração melhor do controle tributário, pelo cruzamento de dados contábeis e fiscais com a auditoria eletrônica, eliminando informações redundantes dos contribuintes as autoridades tributárias. Esta integração elimina as informações duplicadas que eram encaminhadas em muitas das vezes com duplicação de relatórios e outros documentos solicitados pela legislação tributária para que as empresas cumprissem suas obrigações acessórias. O objetivo desta monografia foi analisar as vantagens e desvantagens na implantação do SPED – EFD - contribuições para apuração e revisão dos créditos tomados pela empresa para escriturar e contabilizar suas transações. Pesquisas bibliográfica, documental, exploratória e descritiva. Quanto à abordagem é qualitativa e se caracteriza como estudo de caso da empresa "GAMA". Os resultados apresentados estão de acordo com o delineamento descrito nos procedimentos metodológicos. Foi realizada a revisão dos créditos tomados pela empresa e reposicionamentos dos créditos apurados, após o resultado de auditoria e avaliação dos insumos adquiridos pela empresa. Verificou-se a composição dos valores a pagar efetivamente que a empresa devia para o fisco, conforme está demonstrado na tabela 1. As vantagens da utilização do SPED destacam-se: informatização na troca dos dados, segurança dos dados e na importância tecnológica da informação digital, redução de ilícitos tributários para o governo com melhor fiscalização, redução de custos operacionais e de papel para empresa e governo, emissão da Nota Fiscal Eletrônica. As desvantagens verificadas são as seguintes: alto custo de implantação, alta de profissionais com conhecimento técnico para operacionalizar os procedimentos do SPED, falta de estrutura tecnológica, problemas de envio e validação das informações (geração de erros), mudança na cultura operacional da empresa, falta de conhecimento dos processos e tecnologias. Além da empresa, ser obrigada por imposição forçada da implantação do SPED, exposição fiscal e falta de software adequado com alto custo, sem receber qualquer auxílio ou incentivo por parte do governo e falta de treinamento eficaz oferecido pelo governo que dificulta a utilização do SPED na empresa por falta de conhecimento especializado.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscrituração contábilpt_BR
dc.subjectSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.subjectAnálise de créditopt_BR
dc.titleSistema Público de Escrituração Digital : Escrituração Fiscal das Contribuições - apuração e revisão dos créditos tomados pela empresa "Gama"pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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