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dc.contributor.advisorColauto, Romualdo Douglas, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.creatorNovak, Cleunicept_BR
dc.date.accessioned2025-01-22T20:04:11Z
dc.date.available2025-01-22T20:04:11Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39906
dc.descriptionOrientador : Romualdo Douglas Colautopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Um dos problemas enfrentados pelos pequenos e micros empresários do comercio varejista é a formação do preço de venda das mercadorias comercializadas. Os empresários sabem que para gerenciar uma empresa rentável, devem se preocupar com o lucro em cada estratégia traçada. E a forma de fixar o preço de venda é fundamental. A fixação correta dos preços é um fato de suma importância, qualquer que seja o porte da empresa, visto que a decisão da formação dos preções é da administração e é fator primordial para sua sobrevivência, lucratividade, e posição no mercado. Para que isto ocorra é necessário que o empresário tenha pleno conhecimento de seus custos e despesas operacionais, além de saber controlá-los. Considerando o mercado cada vez mais competitivo, ao qual os varejistas devem se adequar para alcançar seus objetivos, estas empresas necessitam desenvolver estratégias empresariais eficientes e dinâmicas para assegurar sua sobrevivência. A precificação passou a ser uma das principais estratégias de mercado. Este estudo tem por objetivo analisar e propor um método de precificação mais aderente ao comercio varejista de livros técnicos na modalidade de atendimento individual em domicilio-empresarial. A pesquisa bibliográfica e documental fundamentou a base teórica e a pesquisa de campo realizada. Os instrumentos de coleta utilizados foram documentais. Foram levantadas e registradas as informações das notas fiscais de entrada, conhecimentos de frete, comprovantes de despesas, fichas de solicitações de compra preenchidas pelos clientes no momento da compra dos livros, extratos bancários, faturas de energia elétrica, água e demais despesas fixas. Os resultados revelaram que o gestor da empresa, mesmo desconhecendo teoricamente como aplicar o fator de marcação, ou seja, o mark-up, e que a empresa trabalha com uma margem de lucro satisfatória.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPreços - Determinaçãopt_BR
dc.subjectLivrariaspt_BR
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.titleFormação do preço de venda : o caso de um comércio varejista de livros técnicospt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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