Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 11
Performance, discurso e educação : (re)construindo sentidos de escola com professores em formação na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza
(2016)
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos à escola por professores em formação por meio de um processo de experimentações performáticas vivenciado na Licenciatura em Educação do Campo - ...
As apropriações da profissão docente no estágio probatório : em busca de lógicas para além da avaliação de desempenho
(2017)
Resumo: Esta pesquisa situa-se no âmbito da cultura escolar e trata do Estágio Probatório, como processo de avaliação e acompanhamento profissional inicial do trabalho de professores que ingressam por concurso público na ...
O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio
(2017)
Resumo: A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como eixo fundamentador o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação de Professores. Esta ...
O olhar dos professores a partir do projeto rádio web
(2017)
Resumo: O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de estudo o Projeto Rádio Web e os sujeitos que o tornam possível na existência educacional ...
O diálogo da educação física com a educação ambiental na educação infantil : um processo de formação de docentes na rede municipal de ensino de Curitiba
(2017)
Resumo: A presente Tese objetivou a analisar as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física no desenvolvimento da formação socioambiental cidadã das crianças de Educação Infantil, de quatro a cinco anos, na ...
A formação continuada dos professores de filosofia da rede pública de ensino do Paraná entre os anos de 2004 e 2008 : análise a partir do projeto Folhas e do livro didático público de filosofia
(2016)
Resumo: Esta pesquisa investiga a formação continuada dos professores de Filosofia da rede pública de ensino do Paraná entre os anos de 2004 a 2008 a partir da produção docente via Projeto Folhas e Livro Didático Público ...
O letramento digital no ensino da matemática sob a perspectiva de complexidade
(2017)
Resumo: O uso de tecnologias digitais tem transformado o campo da comunicação, permitindo o rápido acesso à informação, que por consequência, tem reconfigurado profundamente as práticas de escrita e leitura, ditas tradicionais. ...
Grupos de apoio entre professores e a inclusão : uma reflexão sobre a reinvenção das práticas de docência a partir da ênfase no ensino colaborativo
(2017)
Resumo: A pesquisa avaliou um Grupo de Apoio Entre Professores - GAEP como estratégia de reorganização do trabalho pedagógico frente à diversidade. Compreende o grupo como espaço que oferece apoio estruturado aos professores, ...
Formação do professor para uso da internet : o que querem os professores
(2016)
Resumo: Esta pesquisa está inserida na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR, tendo como Área de Concentração em Educação, Cultura e Tecnologia. O fato ...
A educação das relações étnico-raciais na formação de professores/as da educação infantil no Município de Curitiba (2010-2015)
(2016)
Resumo: Este trabalho teve como tema a formação de professores/as da Educação Infantil (EI) realizada pela Secretaria Municipal de Educação Curitiba (SME) e a educação das relações étnico-raciais (ERER) na EI. O objeto de ...