Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 14
O estado do conhecimento sobre deficiências múltiplas no conjunto de publicações brasileiras no período entre 2000 e 2012
(2014)
Resumo: O presente estudo analisa o estado do conhecimento sobre Deficiências Múltiplas no conjunto de publicações brasileiras no período entre 2000 e 2012, por meio da leitura na íntegra de teses, dissertações e artigos ...
Autorregulação psicológica e autoavaliação por meio de portfólios com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental à luz da afetividade ampliada
(2014)
Resumo: Esta tese possui o objetivo principal de abrir caminhos no sentido de iluminar os processos de autorregulação que subsidiam a autoavaliação da aprendizagem por meio de portfólios em crianças de sete a nove anos. ...
Compreensão da violência escolar no âmbito da Polícia Militar do Paraná
(2014)
Resumo: A violência é considerada hoje uma pandemia social, que atinge famílias, comunidades e instituições. Fruto das inter-relações que ocorrem no ambiente ecológico escola, a violência escolar demanda a atenção de todas ...
Concepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionais
(2014)
Resumo: A pesquisa, Concepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionais, busca compreender, fazendo uso de uma metodologia de estudo comparado, como as reformas ...
Trabalho, educação e a transformação da sociedade em Guarapuava-PR nas décadas de 1960 e 1970 : o processo de criação da FAFIG
(2014)
Resumo: Este estudo teve por reflexão o processo de criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava a (FAFIG), no interior do Estado do Paraná. Utilizamos o estudo de material bibliográfico encontrado ...
Políticas educacionais de avaliação dos conhecimentos escolares de matemática : campos, agentes e suas filiações
(2014)
Resumo: Esta tese, situada no campo das Políticas Educacionais, assenta-se nas Políticas de Avaliação da Escola Básica, sob a responsabilidade do INEP. Toma como objeto de estudo os dizeres dos professores que têm participado ...
Desenvolvimento psicológico e escolarização : avaliação de dimensões psíquicas em estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental à luz de uma perspectiva teórica integradora
(2014)
Resumo: O presente estudo propõe a avaliação do desenvolvimento de algumas dimensões psíquicas em diferentes momentos do processo de escolarização à luz de uma perspectiva integradora de categorias teóricas tradicionalmente ...
O autorretrato na perspectiva do sistema teórico da afetividade ampliada : contribuições para a compreensão da identidade de sujeitos que frequentam um centro de atenção psicossocial
(2014)
Resumo: As manifestações artísticas acompanham o desenvolvimento humano desde que se têm os primeiros registros da ação humana no mundo. Esse aspecto relacional entre o sujeito e a arte se mostra como algo intrínseco à ...
Quem é o "professor afetivamente ampliado"? : uma análise psicológica das interações no ambiente escolar
(2014)
Resumo: A dinâmica educacional é composta por pessoas, processos, ideias, ações/relações. Nesse contexto, o ambiente escolar constitui-se espaço privilegiado para que interações de qualidade sejam construídas, interações ...
As práticas cotidianas de alfabetização e o livro didático : um estudo etnográfico
(2014)
Resumo: Investigação realizada com o objetivo de compreender como o professor organiza as condições de ensinar a ler e escrever a partir do livro didático de alfabetização.Considera o livro como um objeto material da cultura ...