Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
A criança e a relação com o conhecimento : a aprendizagem histórica na educação infantil
(2019)
Resumo: Nesse trabalho foi investigada como a questão da aprendizagem histórica de crianças da Educação Infantil vem sendo pensada no Brasil do ponto de vista científico e em artefatos da cultura escolar, representados por ...
História local como um pressuposto epistemológico da didática da história : um estudo a partir da perspectiva da educação histórica
(2019)
Resumo: Esta investigação tem por objetivo entender como a História Local está presente no ensino de História no Brasil e quais concepções de aprendizagem norteiam tal presença. De cunho qualitativo, apoia-se no referencial ...
Didática geral e didática da história : a relação conteúdo e forma em materiais didáticos destinados a professores
(2012)
Resumo: Estudos que tomam materiais didáticos como objetos de análise vêm sendo realizados sob diferentes perspectivas. Tais materiais se constituem como objeto da cultura escolar. A presente pesquisa se insere nessa ...
Consciência histórica e atribuição de sentidos : perspectivas de jovens estudantes do ensino médio em relação à história da cidade de Curitiba
(2017)
Resumo: Este trabalho de investigação tem como objeto de estudo a consciência histórica de jovens estudantes do Ensino Médio relativa às operações mentais do pensamento histórico fundamentadas na constituição de sentido ...
Museu de Periferia - MUPE : possibilidade de uso de documento em estado digital para o ensino de história na Rede Municipal de Ensino de Curitiba
(2018)
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre o significado dos arquivos digitais e sua possível relação com o trabalho em sala de aula, como também aproximar os documentos do arquivo do Museu de Periferia ...
Currículo, cultura histórica e cultura escolar na construção estética da aula
(2019)
Resumo: O presente trabalho caminha em direção às discussões sobre o campo curricular, ultrapassando abordagens essencialmente técnicas, burocráticas e de conteúdo do currículo. A direção empreendida vai ao encontro das ...
Percursos da didática da história para os anos iniciais no Brasil
(2015)
Resumo: O Ensino de História nos anos iniciais é um campo de pesquisa que, apesar de apresentar nos últimos anos um crescimento quantitativo e qualitativo, necessita de uma atenção especial dos pesquisadores e professores ...
Consciência histórica no ciberespaço: análise de fontes históricas e as mudanças na construção de sentido histórico em estudantes do ensino médio
(2017)
Resumo: RESUMO O trabalho em questão buscou compartilhar reflexões sobre a comunicação e o ensino de história, suas interconexões e a influência das novas mídias na construção da consciência histórica de estudantes. Estas ...