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O discurso da formação continuada na educação infantil das escolas de Curitiba no período de 2014 a 2016 : um novo campo de possibilidades
(2019)
Resumo: Esta dissertação resulta de uma investigação que tem por objetivo alargar a compreensão sobre a maneira como o discurso da formação continuada circulou nas instâncias da Rede Municipal de Ensino de Curitiba no ...
A implementação de políticas intersetoriais para a educação de crianças de 0 a 3 anos no Município de Piraquara - PR
(2021)
Resumo: O presente trabalho tem como tema as políticas educacionais intersetoriais para as crianças de 0 a 3 anos formuladas pelo governo federal e, implementadas no âmbito subnacional, a partir da análise dos seus arranjos ...
Pelo direito à creche : uma análise da ação Brasil Carinhoso e de expansão do atendimento no estado do Paraná nos anos de 2012 a 2015
(2017)
Resumo: A presente pesquisa denominada "Pelo direito à creche: uma análise da Ação Brasil Carinhoso e da expansão do atendimento no estado do Paraná nos anos de 2012 a 2015", teve por objetivo analisar se tal ação impulsionou ...
Cooperação federativa e formas de colaboração nas políticas de educação infantil : uma análise do Estado do Paraná
(2021)
Resumo: A efetivação do direito à educação em um Estado organizado sob o modelo federativo cooperativo depende da cooperação e da colaboração entre os entes federados para a materialização das políticas educacionais. A ...
O controle judicial da qualidade da oferta da educação infantil : um estudo das ações coletivas nos Tribunais de Justiça do Brasil (2005 - 2016)
(2017)
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar as decisões proferidas pelos Tribunais de Justiça do Brasil em ações coletivas que exigem o direito à educação infantil, verificando-se em que medida e de que maneira tem-se ...
A educação das relações étnico-raciais na formação de professores/as da educação infantil no Município de Curitiba (2010-2015)
(2016)
Resumo: Este trabalho teve como tema a formação de professores/as da Educação Infantil (EI) realizada pela Secretaria Municipal de Educação Curitiba (SME) e a educação das relações étnico-raciais (ERER) na EI. O objeto de ...
Judicialização na educação infantil : uma análise da dinâmica do fenômeno no município de Curitiba
(2018)
Resumo: Esta dissertação insere-se no campo de estudos do fenômeno da judicialização da educação e teve por objetivo analisar a atuação do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná frente ao movimento de judicialização da ...