Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 18
Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos
(2018)
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade analisar a concepção de ensino e a função dos livros didáticos de Física utilizados no Ensino Superior e no Ensino Médio, assim como a influência exercida pelo livro didático ...
Livro didático de geografia : o conceito de lugar e as relações entre campo e cidade
(2020)
Resumo: Focaliza relações entre a Didática da Geografia, a manualística e o conceito de lugar na relação campo - cidade, articulando-se aos estudos do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas (NPPD), da Universidade ...
Entre a tradição e a ressignificação da física escolar : a história da ciência presente nos livros didáticos de física do PNLD
(2019)
Resumo Os estudos em Manualística e em História das Disciplinas Escolares têm destacado a importância que o livro didático assume para a compreensão histórica da trajetória das disciplinas escolares. Com base em princípios ...
Concepções pedagógicas nos livros didáticos de física : um estudo de caso do PNLD 2018
(2020)
Resumo: A magnitude assumida pelos livros didáticos no contexto educacional brasileiro em função do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, que os distribui para todos os alunos e professores das escolas públicas do ...
Os gêneros discursivos digitais no livro didático de Língua Portuguesa : um possível campo de hibridação
(2017)
Resumo: Este estudo apresenta uma análise dos gêneros discursivos digitais do livro didático de língua portuguesa Jornadas.port e as orientações dadas ao professor para o trabalho com tais gêneros. A questão norteadora ...
Filosofia da libertação no ensino médio : análise de livros didáticos do PNLD
(2019)
Resumo: Esta pesquisa integra-se ao campo de estudos que investiga a Filosofia, Educação e Ensino. Tem como objetivo central analisar perspectivas filosóficas que estão para além das eurocêntricas. Propõe compreender a ...
Um lixo valioso : a circulação de livros didáticos fora do espaço escolar após o período do uso
(2020)
Resumo: Pesquisa sobre os destinos dos livros didáticos após o prazo de utilização estipulado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e novas formas de utilização desse material. Insere-se entre os estudos desenvolvidos ...
A perspectiva do alfabetizar letrando nos livros didáticos de alfabetização do Programa Nacional do Livro Didático (1996-2019) : relações entre as culturas político-institucional e acadêmica
(2020)
Resumo: Pesquisa sobre as relações entre as culturas acadêmica e político-institucional na produção de livros didáticos de alfabetização na perspectiva alfabetizar letrando, temática que se articula aos estudos do Núcleo ...
A permanência de referenciais da abordagem comunicativa nos livros de espanhol do PNLD
(2018)
Resumo: O espanhol como língua estrangeira, nas últimas décadas, tem sido tratado como recurso econômico. Nesse contexto, os livros didáticos ocupam um importante espaço na promoção da aprendizagem da língua. A maioria dos ...
Livros didáticos de ciências como fontes de recursos para o ensino : análise de coleções didáticas do PNLD para o Ensino Fundamental II
(2022)
Resumo: Tese que tem como tema os livros didáticos para o ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II. Desenvolvida na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação ...