Buscar
Itens para a visualização no momento 1-6 of 6
Merleau-Ponty e a leitura no ensino de filosofia : manutenção de um "difícil equilíbrio"
(2019)
Resumo: Esta dissertação versa sobre uma reflexão teórica e uma aplicação práticametodológica de ensino de filosofia em nível médio a partir de Merleau-Ponty. Muito se debate sobre o papel da história da filosofia na ...
Alegoria da caverna de Platão : uma prática filosófica para o ensino médio
(2022)
Resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta didática para ser trabalhada com estudantes de primeiro ano do Ensino Médio na disciplina de filosofia, tendo como referência principal a caminhada pedagógica que é verificada ...
A liberdade em questão na realidade dos jovens do ensino médio
(2020)
Resumo: Este trabalho propõe um estudo filosófico em torno da questão da liberdade na realidade dos jovens do Ensino Médio ao partir do mundo concreto, do cotidiano dos estudantes. Para isso, buscará uma investigação ...
A relação entre o impulso lúdico em Schiller e a produção filosófica no ensino médio
(2019)
Resumo: Neste trabalho, procuramos desenvolver um método de ensino e aprendizagem de filosofia no Ensino Médio que desperte a curiosidade e o interesse do estudante, fazendo com que o mesmo assimile melhor o conteúdo da ...
Contribuições africanas para o ensino de filosofia
(2020)
Resumo: A presente dissertação visa a produção de textos de apoio didático e estratégias de abordagem em aula que ofereçam alternativas a professores e professoras que pretendam levar discussões relativas às questões ...
A investigação do cotidiano como recurso pedagógico no ensino de filosofia
(2021)
Resumo: Neste trabalho, procuramos desenvolver uma prática de ensino e aprendizagem de filosofia no Ensino Médio que levasse os estudantes a olharem de forma crítica para o seu cotidiano. Como parte dessa prática, os ...