Merleau-Ponty e a leitura no ensino de filosofia : manutenção de um "difícil equilíbrio"
Resumo
Resumo: Esta dissertação versa sobre uma reflexão teórica e uma aplicação práticametodológica de ensino de filosofia em nível médio a partir de Merleau-Ponty. Muito se debate sobre o papel da história da filosofia na filosofia e no seu ensino e consequentemente sobre a leitura e a interpretação da mesma. Tanto na academia quanto no ensino médio a leitura tem um papel fundamental. Assim, a questão sobre a metodologia de leitura, metodologia de interpretação de textos, em suma, a questão sobre a forma de lê-los se faz presente na prática do ensino e na reflexão sobre o mesmo. Em Merleau-Ponty, a partir da reflexão sobre a relação entre a filosofia e a história, fundamentamos aqui e aplicamos em sala de aula uma abordagem de leitura caracterizada como esforço para manutenção de um "difícil equilíbrio" entre diferentes pares de opostos complementares: diferentes ângulos de leitura, o explícito e o impensado de um texto e o ponto de vista do autor e o do leitor. Partindo do pressuposto de leitura como "difícil equilíbrio", a partir da leitura e do debate com os alunos das Conversas de Merleau-Ponty, notadamente a primeira e a segunda, verificamos tanto a possibilidade e efetividade quanto limitações e críticas dessa abordagem. Trata-se de refletir sobre a prática partindo de um pressuposto teórico metodológico específico. Reflexão e aplicação nossa de uma metodologia de leitura e reflexão de textos filosóficos para e com os alunos como o esforço de reflexão em outrem; como a manutenção de um "difícil equilíbrio" entre o leitor e o texto lido, entre o ponto de vista do autor e o ponto de vista do leitor; em suma, a leitura como algo que acontece "em meio" a algo, numa relação permanente de circularidade e novidade. Na medida em que os textos são lidos, são interpretados em meio ao ponto de vista do leitor, fazendo com que cada nova leitura signifique como que um novo começo para o pensamento, a partir do campo de horizontes de cada lugar, tempo e corpo. Palavras-chave: Merleau-Ponty. Ensino. Leitura. Abstract: This dissertation is about a theoretical reflection and a practical-methodological application of philosophy teaching at the middle level from Merleau-Ponty. There is much debate about the role of the history of philosophy in philosophy and its teaching and consequently on the reading and interpretation of it. Both in academia and in high school, reading plays a fundamental role. Thus, the question about the methodology of reading, methodology of interpretation of texts, in short, the question on how to read them is made present in the practice of teaching and reflection on it. In Merleau-Ponty, from the reflection on the relation between philosophy and history, we base here and apply in the classroom a reading approach characterized as an effort to maintain a "difficult balance" between different pairs of complementary opposites: different reading angles, the explicit and unthought of a text and the point of view of the author and the reader. Starting from the reading assumption as "difficult equilibrium", from the reading and the debate with the students of the Conversations of Merleau-Ponty, notably the first and second, we verify both the possibility and effectiveness, limitations and criticisms of this approach. It is a question of reflecting on the practice based on a specific theoretical methodological assumption. Reflection and our application of a methodology of reading and reflection of philosophical texts for and with the students as the effort of reflection in others; such as the maintenance of a "difficult balance" between the reader and the read text, between the author's point of view and the reader's point of view; in short, reading as something that happens "in the middle" of something, in a permanent relation of circularity and novelty. Insofar as the texts are read, they are interpreted in the midst of the reader's point of view, making each new reading as a new beginning for thought, from the horizons of each place, time and body. Keywords: Merleau-Ponty. Teaching. Reading.
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