Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
Investigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPR
(2019)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões acerca da Investigação Matemática (IM) na formação inicial de professores que ensinam Matemática, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação ...
A didática da matemática como disciplina : um estado em cursos de licenciatura em matemática à distância
(2019)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo reconhecer elementos essenciais e estruturantes da Didática da Matemática como disciplina nos cursos de Licenciatura em Matemática a Distância e que respondam à questão norteadora ...
A experiência matemática : fundamentos epistemológicos e implicações pedagógicas
(2019)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral abrir uma discussão sobre uma concepção de educação matemática que transcenda o ensino puramente técnico, informativo e rígido. Inicialmente abordamos a noção de conceito de ...
Professores que ensinam matemática : movimento reflexivo sobre suas próprias práticas
(2019)
Resumo: A pesquisa teve como tema a reflexão dos professores sobre a própria prática. Foi realizada com professores que ensinam matemática em um Colégio de Ensino Fundamental e Médio do município de Curitiba, da rede ...
Leituras de práticas na alfabetização matemática : um fenômeno formativo
(2019)
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender modos de as leituras-de-práticas-dealfabetização- matemática movimentarem a forma-ação de professores. Para isto, a pesquisa qualitativa na abordagem fenomenológica foi ...
Gamificação de aulas de matemática por estudantes do oitavo ano do ensino fundamental
(2019)
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa em Educação Matemática sobre gamificação no ensino de quadriláteros. As atividades foram realizadas em uma escola privada do Munícipio de Araucária, região ...
A formação de professores de matemática no contexto das tecnologias digitais : desenvolvendo aplicativos educacionais movéis utilizando o software de programação App Inventor 2
(2019)
Resumo: As tecnologias digitais móveis, a cada dia que passa, estão mais presentes nos ambientes coletivos, e transformam as relações humanas. Essas mídias chegam às escolas e, se usadas de maneira pedagógica, possibilitam ...
Construção de um perfil conceitual de formação continuada de professores : constituindo um caminho de acesso aos domínios genéticos
(2019)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral construir um perfil conceitual do conceito de Formação Continuada de professores que ensinam Matemática. De modo a atingir este objetivo, considerou-se como problema de pesquisa ...