Buscar
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
Formação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médio
(2020)
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar como uma formação em serviço, baseada nos pressupostos da abordagem CTS, desenvolvida com um grupo de professores de Química, Física e Biologia do Ensino Médio, pode contribuir ...
O ensino de ciências naturais na educação infantil : um olhar para currículos do curso de licenciatura em pedagogia
(2019)
Resumo: A presente pesquisa documental de caráter qualitativo tem como intuito investigar quais conhecimentos relacionados a área de Ciências Naturais, ao seu ensino e sua aprendizagem estão manifestos nas ementas e nos ...
Enfoque CTS no curso de licenciatura em ciências da UFPR Litoral
(2019)
Resumo: Os estudos sobre as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vem sendo disseminados em diversos campos de pesquisa, dentre eles encontra-se a formação de professores de ciências. Nesta área, defende-se ...
Elementos inovadores do PPC de licenciatura em ciências da UFPR Litoral e sua relação com a prática docente dos egressos
(2021)
Resumo: Nos últimos anos, a preocupação sobre a temática da formação inicial de professores tem sido debatida por vários pesquisadores em congressos, pesquisas e em políticas públicas para a educação. Esses debates circundam ...
Natureza da ciência nas pesquisas sobre controvérsias sociocientíficas : o estado do conhecimento no contexto brasileiro
(2019)
Resumo: Um dos objetivos do Ensino de Ciências é formar cidadãos cientificamente alfabetizados e preparados para tomar decisões em assuntos envolvendo a ciência e a tecnologia. Para alcançá-lo, os estudantes precisam, além ...
A epistemologia de Ludwik Fleck em pesquisas sobre formação de professores de ciências no Brasil
(2018)
Resumo: O epistemologo Ludwik Fleck, autor da obra Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico, por meio do estudo de caso de uma doenca, discute o processo de construcao da Ciencia. No Brasil vem sendo desenvolvidas ...
Concepções CTS presentes nos discursos de professores formadores no ensino superior : um estudo à luz da Grounded Theory
(2017)
Resumo: A constituição do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ocorreu a partir de um processo de múltiplas confluências entre áreas e subáreas do conhecimento. Enquanto campo interdisciplinar, a tríade CTS permite ...