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    A interculturalidade e o bilinguismo nas escolas indígenas do Paraná

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    R - E - GIULIANA MORAES MIRANDA.pdf (403.0Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Miranda, Giuliana Moraes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esse artigo de especialização tem como objetivo conhecer a realidade da interculturalidade e do bilinguismo nas escolas indígenas do Paraná. Propõe-se também identificar o número de escolas bilíngues construídas nas comunidades indígenas, levantar o número de crianças e adolescentes que vivem na comunidade indígena e quantos estão matriculados e frequentando a escola indígena, verificar no Projeto Pedagógico dessas escolas, quantas estimulam a cultura local, verificar quantas comunidades indígenas não possuem escolas na comunidade e se frequentam escola não indígena qual impacto ocasionado na comunidade e estudar o direito a cultura e o intercambio cultural, previsto nas legislações e práticas educacionais no Brasil e particularmente no Paraná. Essa pesquisa envolveu pesquisas já realizadas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Departamento da Diversidade - Coordenação da Educação Escolar Indígena e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos - Área das Comunidades Indígenas. Apresentaram-se os resultados da coleta de dados obtidos por meio das pesquisas já realizadas, leis, legislações e documentos oficiais. Objetivou-se, com essa pesquisa, colaborar com a discussão referente ao trabalho de educação escolar com população indígena levando em consideração os entraves deste processo. Teve ainda como principal objetivo oportunizar uma reflexão a respeito da defesa de igualdade e garantia dos direitos sociais a esta população.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/39564
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [359]

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