Registro de ocorrência e Balanced Scorecard (BSC) : estudo de caso em uma indústria de reativos para análises diagnósticas
Resumo
Resumo : Este artigo refere-se ao tema Gestão da Qualidade, com enfoque em não conformidades vinculado ao Balanced Scorecard (BSC). Cumpre ressaltar que a nova proposta de organização baseada na administração orientada para os resultados, integrada a processos eficientes e eficazes, devem tomar o sistema de Gestão da Qualidade mais enxuto, no sentido de evitar não-conformidades com base nos requisitos da ISO 9001. Além disso, os indicadores provenientes do sistema de gestão devem estar alinhados ao mapa estratégico da organização, gerando maior credibilidade e respaldo para a implementação e melhoria do sistema de gestão. Nesse sentido, num ambiente no qual prevalece à formulação de estratégias e procedimentos adequados para o desenvolvimento de uma organização competitiva, em face às transformações e as exigências das novas realidades do mercado, faz necessário a utilização de mecanismo eficiente para registrar e analisar as não-conformidades que permeiam os processos do cotidiano das organizações, que estejam integradas ao sistema de gestão da qualidade, assim como a avaliação e acompanhamento do seu desempenho. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como teórico-empírica, pois parte de um referencial teórico para familiarização e delimitação mais preciso do tema, com uma abordagem predominantemente qualitativa e descritiva, que privilegiou o estudo de caso na organização da área de produtos para laboratórios.