Práticas de gestão do conhecimento em empresas de assessoramento empresarial
Resumo
Resumo : Por algum tempo, o setor de serviços não foi alvo de estudos por parte dos teóricos econômicos e acadêmicos, visto que tinha-se a idéia de que este segmento existia para, atender apenas as funções intermediárias dos demais setores da economia. No entanto, após a década de 80 onde intensificou-se os estudos sobre gestão da informação, gestão do conhecimento e novas tecnologias. Atualmente tem-se pesquisado muito sobre o crescente desenvolvimento da prestação de serviços e de sua participação cada vez mais efetiva na economia mundial e brasileira. O bom desenvolvimento da sociedade tem impulsionado os avanços no setor de serviços que vem conquistando mais espaço na economia que anteriormente baseava-se apenas nas atividades industriais. Pode-se citar também como fatores que vem impulsionando crescimento do setor de serviços no Brasil; a urbanização em massa das populações, o ingresso de novas tecnologias bem como o aumento da qualidade de vida. Estimulado por este contexto, o presente trabalho, procurou investigar a intensidade de adoção das práticas de Gestão do Conhecimento nas empresas de Assessoria, Consultoria, Contabilidade, Holding e Recursos Humanas representadas e/ou associadas ao Sindicato das Empresas de Serviços Contabéis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná. Adicionalmente investigou-se se tem relação com o faturamento dessas empresas. Ao total foram investigadas 99 empresas. Os resultados alcançados são baseados nas respostas dessas 99 empresas, os resultados dos testes estatísticos apontam para um cenário em que podem estar presentes relações entre o faturamento dessas empresas e a intensidade de adoção das práticas de Gestão do Conhecimento, destacam-se as práticas de obtenção, aprendizado, contribuição, manutenção e descarte que obtiveram maior números de respostas com alta intensidade.
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- Contabilidade e finanças [644]