• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Sobre a formação docente proposta nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia e sua relação com a educação popular

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JOSELI DELGADO PASCHOAL DE SOUZA.pdf (562.2Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Souza, Joseli Delgado Paschoal de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa aborda as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Pedagogia, no que se refere à formação do pedagogo que irá atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, discutindo em que medida a mesma proporciona condições para uma formação qualitativa. No que se refere ao aporte teóricometodológico optou-se pela análise documental articulada com estudos bibliográficos sobre a temática. O método de análise está pautado no materialismo histórico-dialético pelo qual se busca compreender a realidade como síntese de múltiplas determinações construídas na história. Como resultado esta pesquisa revelou que as mudanças na formação docente foram pouco expressivas, vez que priorizou atender as demandas de uma sociedade capitalista e produtivista, cujo objetivo é continuar formando mão-de-obra para o mercado, porém, na atualidade, um mercado mais exigente e especializado. O estudo buscou compreender a relação entre a concepção de formação proposta no documento analisado com a defesa da Escola Pública socialmente comprometida com as classes populares com a Educação Popular. Apesar de a educação em geral ser prioridade, as reformas educacionais voltadas à formação do professor, permanecem aquém daquilo que seria necessário transformar para que, realmente, houvesse um avanço na educação, pois um professor bem formado se constitui na mola propulsora para a construção de um país sob novas bases.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38417
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [262]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV