dc.contributor.advisor | Pimentel, Andrey Ricardo, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
dc.creator | Silva, Derik Evangelista Rodrigues da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T20:25:04Z | |
dc.date.available | 2024-10-31T20:25:04Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/36889 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Andrey Ricardo Pimentel | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 29/08/2014 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Neste trabalho, são apresentados aspectos que ilustram a necessidade da utilização de múltiplas representações externas em um tutor inteligente para a remediação de erros cometidos pelo aprendiz. Nesta pesquisa é apresentado um tutor desenvolvido com base na Teoria da Reparação. Não foi encontrado nenhum trabalho na literatura científica que mesclasse a Teoria da Reparação com as Múltiplas Representações Externas para fins de remediação de erro. Foi realizado um estudo sobre conceitos e definições importantes na área de sistemas tutores inteligentes, teorias de aprendizado, múltiplas representações externas e classificações de erros matemáticos. Com base neste estudo, desenvolveu-se um tutor inteligente para ensino da operação de subtração, detalhando a sua arquitetura e funcionamento. Ao final, são apresentadas as perspectivas de trabalhos futuros. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This document describes several aspects that illustrate the need to use multiple external representations in a intelligent tutoring system in order to remediate the student's errors. The main purpose of this research is present a tutor constructed over the repair theory. No work have been found in the scientic literature that put together the repair theory and multiple external representations, aiming the error remediation. A study of important concepts and denitions in the eld of intelligent tutoring systems, learning theories, multiple external representations and classications of mathematical errors was conducted. Based on this study, an intelligent tutor was developed for teaching of the subtraction, detailing its architecture and operation. Finally, we present future works perspectives. | pt_BR |
dc.format.extent | 68f. : il., grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Ciência da computação | pt_BR |
dc.subject | Sistemas tutoriais inteligentes | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Analise de erros (Matematica) | pt_BR |
dc.title | Detecção e remediação de erros através de múltiplas representações externas e da teoria da reparação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |