dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho apresenta, por meio de indicadores, a situação da disponibilidade e o uso das TIC's oferecidas à Educação de Jovens e Adultos dos Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos - CEEBJA's de Curitiba e avalia quais TIC's apoiam a gestão escolar, como são utilizadas nas práticas pedagógicas pelos docentes, e qual impacto de seu uso para os estudantes dos CEEBJA's. Discorre sobre o uso das TIC's na Educação e os Programas em Tecnologia e Informação e Comunicação em específico Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) e Programa Paraná Digital (PRD), como aborda também a importância do gestor escolar na apropriação dessas tecnologias. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com definição de amostra não probabilística por conveniência de 305 elementos entre gestores, docentes e estudantes, com levantamento dos dados realizado pela aplicação de questionários nos CEEBJA's de Curitiba, buscando o entendimento a respeito da disponibilidade e uso das TIC's, segundo a ótica de docentes, gestores e estudantes. A pesquisa foi realizada em cinco CEEBJA's de Curitiba. Verificou-se que existe a disponibilidade das TIC's nos CEEBJA's pesquisados que o maior desafio se encontra na manutenção e qualidade das TIC's. Observou-se que o quesito "pesquisa na Internet" obteve a maior taxa em relação ao uso nas práticas pedagógicas, tanto no planejamento pedagógico dos docentes quanto na estratégia de aprendizagem utilizada com os estudantes; verificou-se também, sob a ótica dos gestores, que não existe influência das TIC's na evasão de estudantes. | pt_BR |