• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016058P1 Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016058P1 Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Indicadores de disponibilidade e uso de TIC's nos CEEBJA's de Curitiba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ROSANE ORTIZ LANGNER.pdf (3.222Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Langner, Rosane Ortiz
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho apresenta, por meio de indicadores, a situação da disponibilidade e o uso das TIC's oferecidas à Educação de Jovens e Adultos dos Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos - CEEBJA's de Curitiba e avalia quais TIC's apoiam a gestão escolar, como são utilizadas nas práticas pedagógicas pelos docentes, e qual impacto de seu uso para os estudantes dos CEEBJA's. Discorre sobre o uso das TIC's na Educação e os Programas em Tecnologia e Informação e Comunicação em específico Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) e Programa Paraná Digital (PRD), como aborda também a importância do gestor escolar na apropriação dessas tecnologias. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com definição de amostra não probabilística por conveniência de 305 elementos entre gestores, docentes e estudantes, com levantamento dos dados realizado pela aplicação de questionários nos CEEBJA's de Curitiba, buscando o entendimento a respeito da disponibilidade e uso das TIC's, segundo a ótica de docentes, gestores e estudantes. A pesquisa foi realizada em cinco CEEBJA's de Curitiba. Verificou-se que existe a disponibilidade das TIC's nos CEEBJA's pesquisados que o maior desafio se encontra na manutenção e qualidade das TIC's. Observou-se que o quesito "pesquisa na Internet" obteve a maior taxa em relação ao uso nas práticas pedagógicas, tanto no planejamento pedagógico dos docentes quanto na estratégia de aprendizagem utilizada com os estudantes; verificou-se também, sob a ótica dos gestores, que não existe influência das TIC's na evasão de estudantes.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/35413
    Collections
    • Dissertações [76]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV