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dc.contributor.authorAbreu, Diana Cristina dept_BR
dc.contributor.otherTrojan, Rose Meri, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherGouveia, Andréa Barbosa, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-16T16:44:46Z
dc.date.available2020-09-16T16:44:46Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33787
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rose Meri Trojanpt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Profª Drª Andréa Barbosa Gouveiapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 22/08/2008pt_BR
dc.descriptionInclui referências e índicept_BR
dc.description.abstractResumo: A carreira docente é um indicador de valorização do magistério público. Em Curitiba, que teve sua Rede Municipal de Ensino estruturada a partir de 1963, muitas foram as lutas políticas em torno do tema. Para abordá-lo, neste trabalho, fez-se primeiramente uma pesquisa histórica, nos limites da premência deste estudo, da legislação e dos embates nacionais, desde o Brasil Colônia até nossos dias. Depois se fez um levantamento das principais legislações que disciplinaram a carreira produzida a partir 1958, data do primeiro Estatuto do Servidor Municipal. Neste levantamento deu-se destaque ao Estatuto do Magistério, lei 6.761/85, conhecida como Estatuto Azul. Esta lei foi aprovada dentro do espírito de redemocratização nacional. A maior mudança foi o pagamento pela maior habilitação, direito retirado pela administração Lerner em 1991. Outro destaque foi a lei 10.190/01, Plano de Carreira em vigor no município. Em seguida fez-se, dentro do estudo de caso, um perfil dos profissionais do magistério público de Curitiba. Neste estudo considerou- se os estabelecimentos em que atuavam e quais funções desenvolviam. A seguir passou-se a trabalhar os indicadores que possam contribuir para a qualidade da carreira docente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The teacher's career is a sign of the appreciation of the public teaching. Curitiba, whose Municipal Teaching Net is structured since 1963, was the stage of many political struggle around that subject. In order to approach it in this paper, first of all, a historical research was made inside the limits of the urgency of this study, legislation and national discussions, from Colonial Brazil until our present day. Then, a survey was made about the major legislations that disciplined the career founded since 1956, year of the first Statute of the Municipal Employee. In that survey a larger attention was given to Statute of Teaching, law 6. 761/85, known as Blue Statute. That law was approved inside the spirit of national redemocratization. The major change was the payment for the biggest habilitation, a right that was taken of by the Lerner administration at 1991. Another distinguished law was that of 10.190/01, Career Planning, still functioning today in the city. Right after, inside the case study, a profile of the public teaching professionals of Curitiba was made. In this study, the establishments in which they work and the functions they develop were taken into consideration. Then, one started to work with the signs that could contribute to the teaching career quality.pt_BR
dc.format.extent168 f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Escolas publicaspt_BR
dc.subjectProfessores - Valorizaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectProfessores - Carreiras e oportunidadespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCarreira e perfil do profissional do magistério na Rede Municipal de Ensino de Curitiba : história e impacto da política brasileira de valorização do magistériopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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