• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Gestão pública municipal
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Gestão pública municipal
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Proposta de implantação de um sistema de ouvidoria como ferramenta de diagnóstico, auxílio e solução de demandas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    LORAINE SZOSTAK.pdf (490.5Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Szostak, Loraine
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A Constituição da República Federativa do Brasil, com as alterações promovidas pela Emenda Constitucional n. 19/1998, assegurou a participação do usuário na administração pública direta e indireta, bem como determinou a regulamentação, pela legislação ordinária, das reclamações relativas à prestação dos serviços públicos, mediante serviço de atendimento ao usuário e a avaliação periódica externa e interna, da qualidade dos serviços. Também determinou a regulamentação no que tange ao acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo, e também a disciplina da representação contra o exercício negligente ou abusivo de cargo, emprego ou função na administração pública. Tais comandos constitucionais são os suportes normativos das ouvidorias públicas, criadas como mecanismos de acesso do usuário ao Poder Público, ao mesmo tempo em que protege o cidadão contra atos abusivos. Neste aspecto, as ouvidorias têm surgido no âmbito das administrações públicas a fim de promover maior e melhor contato com os usuários. Sendo certo que as ouvidorias são concebidas como sistemas que garantem o acesso do usurário ao Poder Público, elas têm se mostrado como fortes colaboradoras em relação à gestão pública. Isso porque, com a base no banco de dados de informações fornecido pela ouvidoria, é possível que o gestor público direcione com maior propriedade os recursos e investimentos públicos. Igualmente, por meio desse sistema de comunicação, o combate à corrupção e ao abuso de poder e autoridade se tornam mais palpáveis por meio das atividades prestadas pela ouvidoria. Contudo, para que um sistema de ouvidoria eficaz seja criado no âmbito na administração pública municipal, há necessidade da elaboração de um projeto, detalhando os procedimentos necessários para tanto. Uma ouvidora eficiente deve ter independência e ser imparcial em relação ao órgão que a criou. Esses são os principais atributos que uma ouvidoria deve possuir. Sem eles, tal serviço se torna inócuo, pois não teria legitimidade e autoridade para desenvolver suas atribuições. Igualmente, é de extrema importância para criação e legitimidade da ouvidoria que a instituição criadora sensibilize seus órgãos internos no que se refere às funções da ouvidoria como mecanismo de fiscalização local, participação popular e gestão pública, com o intuito de reforçar sua autoridade e legitimidade. Da mesma forma, a instituição e funções da ouvidoria devem ser fortemente divulgadas aos usuários. Com a implantação de um sistema de ouvidoria dentro dessas condições essenciais, certamente a qualidade do serviço público oferecido tende a melhorar, fortalecendo o conceito de usuário como cliente que deve e merece ser atendido pelo poder público da melhor forma possível
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33754
    Collections
    • Gestão pública municipal [197]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV