• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Gênero propaganda e imagens : sua ideologia e intencionalidade

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    MARIA APARECIDA DA COSTA VINCI.pdf (156.5Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Vinci, Maria Aparecida da Costa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho, Gênero Propaganda e Imagens: sua Ideologia e Intencionalidade partiu da experiência profissional da pesquisadora ao perceber a dificuldade de leitura apresentada pelos alunos bem como a dificuldade em perceberem ideologias e intencionalidades presentes nos textos lidos. Para tanto, foi ressaltado o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, considerando o momento histórico em que o uso desses recursos mostra-se como ferramenta para a democratização dos saberes elaborados historicamente. O objetivo geral foi de desenvolver, nas oitavas séries do Ensino Fundamental, uma pesquisa ação com o intuito de estimular a percepção da imagem como conteúdo significante na Análise do Discurso, motivando os educandos a ler e analisar as propagandas televisionadas, para que percebessem a presença da ideologia e intencionalidade do autor produtor, assim instrumentando-os para serem capazes de analisar a sociedade em que vivem. A pesquisa iniciou com a busca bibliográfica fundamentada em autores como Bakhtin, Fiorin, Lowy e Saviani, cuja finalidade foi discutir a ideologia do sistema capitalista de produção e o incentivo ao consumismo. A seguir desenvolveu-se uma pesquisa de campo do tipo pesquisa ação. Apesar da baixa faixa etária dos alunos envolvidos no trabalho, foi possível estabelecer uma relação entre o real e o que é veiculado nas propagandas remetendo aos pressupostos de Saviani (2003), que acredita ser a educação transformadora pela reflexão crítica. O que se buscou fazer foi agir pela materialidade da ação pedagógica estimulando o aluno a buscar na mídia televisiva, a fonte para refletir conceitos abstratos ali embutidos
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33569
    Collections
    • Mídias integradas na educação [580]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV