Análise da eficiência de um método computacional na alfabetização de alunos com dificuldades leitura e na escrita
Resumo
Resumo: Esta proposta tem como objetivo o relato de um trabalho realizado em uma escola Municipal de São João do Caiuá com alunos do primeiro ano do ensino básico, de nove anos, caracterizados com dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita em fase de alfabetização. Mostra-se com esse trabalho todo o processo para ser seguido com o aluno nos grupo de letras e atividades a serem desenvolvidas, para que com isso esses alunos consigam superar as dificuldades da leitura e da escrita,trabalhando no método de Capovillla utilizando o CD-ROM num processo de Alfabetização Fônica Computadorizada. Utilizou-se o computador como instrumento de alfabetização meta fonológica. Espera-se que, a partir dos resultados obtidos com desenvolvimento do projeto junto aos alunos, mostrar a importância da utilização de estratégias computadorizadas e fônicas durante o processo de alfabetização, não só nas intervenções, mas para todas as crianças, em contraposição às práticas globais que tendem aumentar a discrepância entre crianças com dificuldades de aprendizagem e as crianças com boas habilidades lingüísticas. O estudo pretende,ainda, mostrar, que quando as práticas são alteradas, passando a enfatizar instruções fônicas, essas crianças podem atingir um nível adequado de leitura,superando suas dificuldades na aquisição da escrita. Com esse trabalho o resultado foi o melhor alcançado por todos, pois os três alunos conseguiram ficar no nível alfabético, onde conseguem escrever palavras quase completas, às vezes faltando algumas letras ou trocadas por outras, mas nesse nível a criança está preparada para freqüentar o segundo ano.