• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Análise da eficiência de um método computacional na alfabetização de alunos com dificuldades leitura e na escrita

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ROSANGELA APARECIDA DA SILVA.pdf (457.0Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Silva, Rosangela Aparecida da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta proposta tem como objetivo o relato de um trabalho realizado em uma escola Municipal de São João do Caiuá com alunos do primeiro ano do ensino básico, de nove anos, caracterizados com dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita em fase de alfabetização. Mostra-se com esse trabalho todo o processo para ser seguido com o aluno nos grupo de letras e atividades a serem desenvolvidas, para que com isso esses alunos consigam superar as dificuldades da leitura e da escrita,trabalhando no método de Capovillla utilizando o CD-ROM num processo de Alfabetização Fônica Computadorizada. Utilizou-se o computador como instrumento de alfabetização meta fonológica. Espera-se que, a partir dos resultados obtidos com desenvolvimento do projeto junto aos alunos, mostrar a importância da utilização de estratégias computadorizadas e fônicas durante o processo de alfabetização, não só nas intervenções, mas para todas as crianças, em contraposição às práticas globais que tendem aumentar a discrepância entre crianças com dificuldades de aprendizagem e as crianças com boas habilidades lingüísticas. O estudo pretende,ainda, mostrar, que quando as práticas são alteradas, passando a enfatizar instruções fônicas, essas crianças podem atingir um nível adequado de leitura,superando suas dificuldades na aquisição da escrita. Com esse trabalho o resultado foi o melhor alcançado por todos, pois os três alunos conseguiram ficar no nível alfabético, onde conseguem escrever palavras quase completas, às vezes faltando algumas letras ou trocadas por outras, mas nesse nível a criança está preparada para freqüentar o segundo ano.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33503
    Collections
    • Mídias integradas na educação [580]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV