• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS) como espaço de possibilidades e desafios na ação docente, no ensino presencial : registro de uma experiência em gestão

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ANA MARIA MARQUES PALAGI.pdf (1.427Mb)
    Data
    2011
    Autor
    Marques Palagi, Ana Maria
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa é oriunda do Curso de Especialização em Mídias na Educação da UFPR. Esse trabalho pensa nos avanços das tecnologias e as exigências de novas práticas pedagógicas nos espaços escolares. Justificou-se pelas tecnologias se constituírem, nos últimos tempos, o grande desafio, seja em seu domínio,compreensão e uso, pelos docentes. Compreende, também, que houve grande avanço do uso das tecnologias na modalidade à distância, no entanto, o ensino presencial ainda sofre desta ausência ou de preconceitos. Por isso, e pela necessidade em pensar novas práticas pedagógicas que levou a cabo esta pesquisa. A pergunta norteadora foi de que forma os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAS), com suas ferramentas, possibilidades tecnológicas,constituem-se em espaços de perspectivas e desafios na ação docente, no ensino presencial? Teve como objetivos demonstrar o uso desses Ambientes Virtuais de Aprendizagem no ensino presencial; promover espaços possíveis de práticas docentes concretas em uso de AVAs, nessa modadidade; implementar ações concretas do uso desses ambientes e contribuir, com a pesquisa, a uma nova postura de formação e atuação docente. Sua metodologia se deu através da pesquisa ação, com alunos do Curso de Formação de Docentes, primeira série,durante seis meses, compreendido de agosto a dezembro de 2010, na disciplina de Fundamentos Históricos da Educação. A fundamentação teórica teve autores como Belloni, Moran, Bortolozzo et al., Muzinatti, Altoè, documentos do MEC e daSEED/PR, entre outros
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33418
    Collections
    • Mídias integradas na educação [580]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV