Interação dos professores de Química da rede estadual de educação com a internet em sala de aula
Resumo
Resumo: A presente pesquisa foi realizada com a finalidade de explorar a utilização da Internet e do computador em salas de aula e laboratórios de informática. O tratamento dos dados ocorreu através de tabulação direta e suas análises foram quantitativas. Justificou-se a importância e a relevância da pesquisa tendo-se em vista sua contribuição social e educacional. Socialmente contribuirá com a consciência de educação continuada e alfabetização tecnológica dos cidadãos. Educacionalmente contribuirá para a conscientização da necessidade do uso da Internet e da tecnologia no ambiente escolar. Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo geral "verificar a ocorrência da interação dos educadores da escola com a Internet em suas disciplinas". Os resultados da pesquisa apontaram que em sua maioria, os educadores da amostra estudada consideraram importante o uso da Internet na disciplina de Química. Estes profissionais ressaltaram também a necessidade de maior acesso a esta ferramenta na escola, para que pudesse ser utilizada com mais eficiência na relação ensino aprendizagem. A pesquisa apontou também a importância do uso da Internet na escola e a participação dos professores em cursos de informática e de utilização da Internet. Só assim ter-se-ia um planejamento metodológico do uso deste instrumento na educação. Estas constatações revelaram transformações na atual realidade educacional, ressaltando-se a compatibilidade dos pressupostos teóricos com os resultados da pesquisa