dc.contributor.advisor | Iahn, Luciene Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Oenning, Ivone Vieira Alves | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T16:45:48Z | |
dc.date.available | 2022-07-22T16:45:48Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33408 | |
dc.description | Orientador: Luciana Ferreira Iahn | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A inserção das tecnologias na sala de aula tem significado uma mudança na organização da escola e na própria maneira do professor ensinar. No entanto a inclusão do computador deve estar vinculada à formação do professor que deve saber lidar com essas tecnologias, explorando pedagogicamente suas potencialidades em favor da aquisição da aprendizagem dos alunos. Não basta à escola contar com equipamentos e tecnologias de ponta, softwares abertos entre outros. A aprendizagem necessita ser repensada a partir da vivencia e da realidade do aluno, valendo-se de estratégias que estimulem atividades de definição e solução de problemas. O processo de mudança diz respeito principalmente ao professor, pois ele é elemento chave para que as reais mudanças aconteçam e como sendo responsável pela mediação do processo ensino e aprendizagem, deve estar preparado para atuar neste novo contexto, onde possa desenvolver nos alunos por meio das relações, suas dimensões afetivas e cognitivas, suas habilidades e competências, seus valores e sua consciência política e social, como ser que busca a sua totalidade, capaz de interpretar os desafios que se apresentam no mundo do trabalho | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e educaçao | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.title | O uso do computador na prática pedagógica e a formação dos professores do Colégio Estadual Princesa Izabel Ensino Fundamental, Médio e Normal | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |