• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A informática educativa aplicada à produção textual de alunos da educação de jovens e adultos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ALISSON NERI.pdf (2.261Mb)
    Data
    2011
    Autor
    Néri, Álisson
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: As exigências da sociedade capitalista globalizada em que vivemos demonstram que um de seus maiores pilares de sustentação é a informação. A vinculação desta informação se faz cada vez mais dinâmica, ativa e eficaz em todas as áreas desta sociedade, transformando culturas, alterando padrões de comportamento, influenciando a economia mundial, criando, modificando e determinando novos conhecimentos. Este contexto determina o conhecimento como recurso de sobrevivência, requisito mínimo de inserção e participação social, econômica e cultural. Diante deste cenário, é imprescindível uma educação que proporcione os recursos necessários ao acesso e a inserção dos educandos nesta sociedade, atuando como membros ativos, criativos, críticos e transformadores da realidade. Pautando-se nesta compreensão e cientes de que o processo de ensinoaprendizagem deve objetivar a construção e a aplicação de conhecimentos diversos, possibilitando aos educandos o aproveitamento em suas vidas pessoais e profissionais, evitando a exclusão social e econômica, é que se realizou este trabalho. O acesso aos recursos da informática pelos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Londrina a partir do ano letivo de 2007 possibilitou a ampliação e o emprego de novos conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem de forma significativa, conhecimentos estes ampliados durante a execução do projeto nos anos letivos de 2008 e 2009. No ano letivo de 2010, buscou-se – por meio de grupos de formação continuada em Informática Educativa e em Língua Portuguesa, grupos de estudo e visitas in loco – ampliar a capacitação dos docentes de EJA para utilizarem técnica e pedagogicamente os recursos da Informática Educativa no processo de ensinoaprendizagem e, com isso, fornecer aos educandos condições para construírem novos conhecimentos ligados à sua realidade. A partir de projetos centrados nos conteúdos curriculares da EJA, os docentes puderam oportunizar aos educandos, através de uma ação metodológica permeada pela inter-relação entre prática e teoria, a compreensão e o conhecimento necessários sobre a importância e a influência das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em especial da informática educativa, nas nossas atividades cotidianas. No desenvolver do ano letivo, os 27 professores participantes do projeto desenvolveram diferentes projetos de produção de texto com os educandos, cujos resultados serão apresentados neste trabalho, de acordo com temas do currículo da EJA, que resultaram na produção de livros que contém os textos produzidos, revisados e digitados pelos alunos. Em evento realizado ao final do ano letivo, nas escolas, os livros foram entregues aos alunos como concretização do trabalho realizado
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33325
    Collections
    • Mídias integradas na educação [580]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV