Sala de recursos e a produção de áudio como estímulo a oralidade
Resumo
Resumo: O presente estudo teve por objetivo pesquisar sobre o quanto a produção de áudio pode desenvolver a fala dos alunos de Sala de Recursos com Deficiência Intelectual e Transtorno Funcionais Específicos, considerando como questões norteadoras: histórico da deficiência, definição de atendimento educacional especializado com ênfase na Sala de Recursos, especificar o alunado da Sala de Recursos, origem da fala, aspectos orgânicos da fala, linguagem oral e o pensamento, relação oralidade e escrita, evolução da comunicação, meios de comunicação na educação, o rádio como meio de comunicação e expressão, o rádio e o áudio na educação e o áudio na educação especial. Apresentou-se como pesquisa qualitativa que busca compreender a estruturação da linguagem oral, utilizando para isso de pesquisa bibliográfica, pois, ao considerar que a produção de áudio pode estimular a oralidade de alunos com dificuldades na fala, necessita-se conhecer os aspectos fisiológicos e psicológicos da mesma. A investigação seguiu uma metodologia de dez (10) horas/aula de trabalhos em laboratório de informática, para as produções de áudio, se observando o impacto dessas gravações na oralidade dos educandos