• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Bacharelado
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Bacharelado
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Identificação de proteínas envolvidas no mecanismo de ação do peróxido de ortovanadato de sódio em músculo sóleo de rato "in vitro"

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Monografia Sandro Massao Hirabara.pdf (4.562Mb)
    Data
    2000
    Autor
    Hirabara, Sandro Massao
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A diabetes é uma doença que acomete milhões de pessoas em todo o mundo, ano após ano. Associado à ela, alterações importantes ocorrem no metabolismo intermediário, levando a várias complicações, como doenças dos olhos, dos rins, lesão dos nervos e problemas nos vasos sanguíneos. O tipo mais comum de diabetes é o denominado insulino-independente (tipo 11), caracterizado principalmente pela resistência periférica à insulina. Esta resistência também é comum em diversas patologias, como câncer, traumas em geral e jejum. Portanto, o estudo de substâncias com atividades insulin-like é de interesse particular para a reversão ou amenização deste quadro. Este trabalho teve como objetivo investigar o papel do IRS-1 e do GLUT -4 no mecanismo de ação do ortovanadatado de sódio peroxidado, um composto insulin-like, em músculo sóleo in vitro. Ratos machos Wistar pesando 180 g foram obtidos do Biotério do Setor de Ciências Biológicas da UFPR e sacrificados por deslocamento cervical, seus músculos sóleos retirados e pré-incubados por 30' em tampão Krebs-Ringer contendo 5.6 mM de glicose e BSA a 1.0%. Em seguida, os músculos foram transferidos para outros frascos contendo o mesmo tampão, na ausência ou presença de insulina - I (1 mU/ml) ou peróxido de Ortovanadato de Sódio - POV (1 mM) e incubados por mais 15", 30",60" ou 90". Ao término do tempo de incubação, o músculo foi congelado em nitrogênio líquido e homogeneizado em tampão de lise (Tris-HCI 50 mM, pH 7.5; NaCI 150 mM; Tween 20 1 %;ortovanadato de sódio 1 mM e aprotinina 10 Ilg/ml). O lisado muscular foi submetido a SDS-PAGE (géis de 7,5; 10 e 12%) e, em seguida, as proteínas do gel - foram transferidas para membrana de nitrocelulose e submetidas à técnica de "Western Blotting" para a identificação de duas proteínas específicas: o IRS-1 e o GLUT -4. Não foi possível detectar expressão do IRS-1, talvez devido ao uso do anticorpo escolhido. Já para o GLUT -4, houve aumento na sua expressão tanto nos músculos incubados com POV como nos incubados com insulina no tempo de 15". Interassantemente, com POV esta expressão perdurou até 60" e nos músculos incubados com insulina a expressão do GLUT-4 voltou aos níveis do controle. O aumento prolongado de GLUT -4 nos músculos incubados com peróxido de ortovanadato de sódio pode ter como possível explicação a ação do vanádio como potente inibidor de fosfatase de fosfotirosinas protéicas prevenindo, assim, a desfosforilação de intermediários com fosfotirosinas o que iria resultar na maior permanência (expressão) do GLUT -4 na membrana plasmática. Assim, demonstramos que a proteína GLUT -4 está envolvida no mecanismo de ação do peróxido de ortavanadato de sódio em músculo sóleo e este é um dos mecanismos pelo qual o vanádio exerce seus efeitos insulin-like, porém acreditamos que sua via de sinalização seja diferente do da insulina.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33256
    Collections
    • Bacharelado [1178]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV