Aprendizagem significativa de conteúdo de ciências usando pedagogicamente recursos da internet
Resumo
Resumo: Vários estudos demonstram que o uso do computador e da internet como ferramentas pedagógicas podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem, mas esse recurso geralmente acaba por reproduzir o ensino tradicional, centrado no professor. Portanto, a simples introdução das tecnologias no espaço escolar não é garantia de qualidade de ensino. Como as tecnologias encontram - se cada vez mais presentes no cotidiano dos nossos alunos, é preciso que a escola que objetiva a construção da cidadania e produção do conhecimento, promova o uso crítico, reflexivo e produtivo dos recursos tecnológicos que dispõem. Sempre encontramos dificuldades na hora de realizar mudanças, pois é necessário superar velhas concepções de quem não cresceu nessa nova sociedade do conhecimento. Sempre achamos justificativas para nossa resistência ao novo ou vamos mudando mais os espaços físicos e equipamentos do que as estratégias necessárias para realizar mudanças. Como as estratégias necessárias para promover uma aprendizagem significativa com o uso das tecnologias é um tema ainda desconhecido por grande parte dos professores, vários questionamentos surgem frente ao ensejo de uma prática inovadora no ensino de Ciências. Como ensinar um conteúdo de ciências, usando os recursos da internet de forma pedagógica para promover a aprendizagem significativa? Como desenvolver e avaliar estratégias de uso pedagógico do computador e da internet? Como permitir a construção do conhecimento pelo aluno, valorizando seu conhecimento prévio, respeitando seu ritmo de aprendizagem, usando essas tecnologias? Como desenvolver um aluno crítico quanto ao uso da internet? Para alcançar esses objetivos, este trabalho de conclusão de curso realizou um estudo de caso sobre a utilização pedagógica do computador e da internet na aprendizagem de um conteúdo de ciências usando 2 estratégias de ensino e 2 questionários para avaliar as estratégias. Os resultados permitem observar que uma professora motivada não é suficiente para modificar velhas práticas do ensino tradicional. É preciso uma formação continuada que forneça subsídios necessários a essa nova realidade educacional, um planejamento bem feito para que as estratégias promovam a aprendizagem significativa e constante troca de experiências para que possamos aprender com os erros e acertos e progressivamente ir transformando o processo de ensino de instrucionista para construcionista.