A política de educação na perspectiva de um estudante universitário indígena egresso
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Data
2011Autor
Sousa, Kasandra Conceição Castro de
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Resumo: Este trabalho aborda as políticas educacionais voltadas ao ingresso e permanência de indígenas em universidades no Estado do Paraná, a partir de um estudo de caso que analisa a narrativa produzida por um estudante indígena egresso, pertencente à etnia Kaingang, que concluiu o curso de Agroecologia no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. O estudo de caso focaliza a trajetória desse estudante, levando em consideração o trabalho de conclusão de curso por ele produzido e entrevistas. O estudante saiu de sua coletividade de pertencimento com uma grande expectativa social acerca de sua formação. Esses anseios coletivos parecem ser um fator decisivo na mobilização de sua trajetória, cuja narrativa aparece marcada por uma série de "desafios" e "dificuldades", aproximando-a das narrativas heróico-mitológicas Kaingang. A condição de estudante universitário passa a ser revelada na pessoa de um sujeito que vivencia uma política de educação indígena que apresenta uma série de inconsistências, mas que somadas, parecem ser insuficientes para suplantar a "coragem" de atender a expectativa de seu povo