• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A política de educação na perspectiva de um estudante universitário indígena egresso

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    KASANDRA CONCEICAO CASTRO DE SOUSA.pdf (266.9Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Sousa, Kasandra Conceição Castro de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho aborda as políticas educacionais voltadas ao ingresso e permanência de indígenas em universidades no Estado do Paraná, a partir de um estudo de caso que analisa a narrativa produzida por um estudante indígena egresso, pertencente à etnia Kaingang, que concluiu o curso de Agroecologia no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. O estudo de caso focaliza a trajetória desse estudante, levando em consideração o trabalho de conclusão de curso por ele produzido e entrevistas. O estudante saiu de sua coletividade de pertencimento com uma grande expectativa social acerca de sua formação. Esses anseios coletivos parecem ser um fator decisivo na mobilização de sua trajetória, cuja narrativa aparece marcada por uma série de "desafios" e "dificuldades", aproximando-a das narrativas heróico-mitológicas Kaingang. A condição de estudante universitário passa a ser revelada na pessoa de um sujeito que vivencia uma política de educação indígena que apresenta uma série de inconsistências, mas que somadas, parecem ser insuficientes para suplantar a "coragem" de atender a expectativa de seu povo
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33233
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [359]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV