A utilização do computador, internet e softwares educativos no ensino de matemática
Resumo
Resumo: Procurou-se neste trabalho realizar uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo junto a vinte e cinco professores da rede pública estadual de educação que atuam no ensino médio, dos municípios de Ibaiti, Siqueira Campos e Tomazina jurisdicionados ao 32º Núcleo Regional de Educação de Ibaiti, todos da disciplina de Matemática, onde objetivou-se analisar a prática pedagógica dos mesmos, utilizando o computador e de softwares educativos para a fomentação da disciplina de Matemática. Levantou-se também os problemas enfrentados pelos professores que ocorrem no cotidiano escolar em relação à utilização do computador, da Internet e de outras mídias que estão à disposição das instituições escolares. Evidenciou-se também alguns pontos importantes sobre a necessidade de capacitação na área de informática de professores para que possam desenvolver de forma mais dinâmica sua proposta pedagógica, proporcionando inovações em sua aulas, tornando o estudo da Matemática mais motivante, mais dinâmica, quebrando tabus e, fazendo com que os educandos tenham nas ferramentas tecnológicas acompanhando a evolução social e a necessidade de estar mais próximo da realidade virtual que está inserida no contexto escolar