Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGama, Carmem Lúcia Graboski dapt_BR
dc.contributor.authorBernardineli, Ednéia Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T12:32:20Z
dc.date.available2022-07-22T12:32:20Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33192
dc.descriptionOrientador: Carmem Lúcia Graboski da Gamapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema deste trabalho é a mídia na educação, com enfoque na informática, mais precisamente, na análise de questionários aplicados a professores de três escolas públicas do município de Marialva – Paraná. A importância deste trabalho de pesquisa centra-se na investigação da prática pedagógica mediante os recursos disponíveis nas escolas. A partir de análises dos questionários, procura-se contribuir para que haja reflexão do exercício da função pedagógica. Esta pesquisa se fundamenta no modelo qualitativo e quantitativo, delimitado ao universo dos professores de três escolas do município referido, priorizando-se a prática docente por meio da informática, tendo como abordagem a teoria vista no curso de Mídias Integradas na Educação. Constata-se que, apesar de haver os mais diversos recursos pedagógicos nas escolas, o livro didático ainda é o mais utilizado. Mesmo assim, outros recursos impressos (jornal, revista, gibi, mapa, fotos), bem como rádio, TV, vídeo, DVD, informática (computador e internet), datashow, entre outros estão sendo utilizados. O que ficou evidenciado foi a utilização da informática com alunos de forma tímida e esporádica. Além disso, foram diagnosticadas várias dificuldades em relação ao uso desses recursos, tais como: manuseio, tempo, falta de equipamento, entre outros, independente de tempo de atuação na educação. Mesmo diante das dificuldades, praticamente todos os professores consideram o uso do computador e internet como instrumento pedagógico positivo. Os resultados da análise demonstram insatisfações e inseguranças quanto às mídias mais recentes. Assim, fica evidente a necessidade de se ofertar mais cursos de formação nesta área, para que haja mudanças significativas e maior coerência entre o momento histórico atual e a prática docente no que diz respeito ao uso das tecnologiaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleA informática a serviço da educaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples