dc.contributor.advisor | Moraes, Pedro Rodolfo Bodê de, 1960-2021 | pt_BR |
dc.contributor.author | Javornik, Aline | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Sociologia Política | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-20T11:19:28Z | |
dc.date.available | 2022-07-20T11:19:28Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33131 | |
dc.description | Orientador: Pedro Rodolfo Bodê de Moraes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Sociologia Política | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho discorre sobre a atuação da Patrulha Escolar Comunitária em episódios de violência (ou violências) ocorridos no interior das escolas públicas do Estado do Paraná. Tem como hipótese de que a atuação da Patrulha Escolar Comunitária não contribui para a diminuição de tais violências. No intuito de comprovar tal hipótese, o trabalho desenvolve-se em cinco capítulos. O primeiro, introduz a temática, inerente ao campo educacional, ao campo da Sociologia Política. O segundo, aborda a história da educação no Brasil, salientando suas características autoritárias, fruto da história do país. O terceiro capítulo, menciona a história da polícia e do policiamento, relacionando-o, também, ao histórico autoritário do país. O quarto capítulo, relaciona a educação e a polícia, os dois históricos abordados anteriormente, com vistas a compreender as políticas atuais, como a que mantém o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária. Por fim, tecem-se considerações finais a respeito do texto, encontrando-se uma resposta à hipótese inicial de pesquisa | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Violencia escolar | pt_BR |
dc.subject | Controle social | pt_BR |
dc.title | A Educação e as ações de combate à violência escolar implantadas pelo Governo do Estado do Paraná : a ação da Patrulha Escolar Comunitária como forma de controle social perverso | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |