A educação profissional e tecnológica como agente de inclusão social no Município de Paranaguá
Abstract
Resumo: O desenvolvimento regional deve ser visto como uma maneira de buscar melhorar as condições socioeconômicas, de saúde, segurança e educação em uma determinada região. Este trabalho teve por objetivo analisar o perfil socioeconômico e educacional do município de Paranaguá, Paraná. Foram aplicados questionários junto a algumas das maiores empresas do município, foram realizadas consultas on-line, consulta a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá e pesquisas bibliográficas. A partir dos dados levantados, foi possível demonstrar que, por meio dos investimentos que estão sendo realizados pelo Governo Federal na Educação Profissional e Tecnológica em todo o país, através da implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na região será possível investir em ações que propulsionem o desenvolvimento regional e possibilitando como contrapartida uma maior inclusão social da população de Paranaguá e dos demais municípios que compõem o litoral do estado do Paraná, uma vez que, toda a região é carente no que diz respeito à oferta e qualidade do ensino, principalmente técnico e tecnológico