Influência da atividade antrópica e de variáveis abióticas sobre a distribuição espacial e repertório comportamental de Charadrius collaris (Aves, Charadriidae)
Resumo
Resumo : o efeito das variáveis abióticas e atividade antrópica sobre a distribuição espacial e comportamento do maçarico Charadrius collaris foi estudada durante os meses de fevereiro e março de 1998 em Pontal do Sul, PR. As variáveis analisadas foram velocidade do vento, precipitação no período da amostragem e diária, temperatura, umidade e pressão do ar (médias horárias) e altura de maré. Destas variáveis apenas a pressão atmosférica e altura de maré se correlacionaram com a atividade da espécie. A pressão atmosférica correlacionou-se positivamente com o número total de indivíduos presentes na praia e com o número de indivíduos forrageando na praia. A altura da maré influencia a distribuição espacial se
correlacionando positivamente com o número de indivíduos na areia exposta. A maré também é significante em relação ao comportamento, correlacionando-se positivamente com o número de indivíduos em deslocamento. A atividade antrópica tem uma correlação negativa com o número de indivíduos presentes na praia. A praia é um fator de extrema importância para a conservação das aves limícolas por ser um local onde a espécie desenvolve atividades substanciais como alimentação e reprodução. Sendo assim os resultados reforçam a necessidade da conservação da área em questão.
Collections
- Bacharelado [1175]