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    A relaçao entre o conhecimento tradicional da comunidade pesqueira de Pontal do Sul (litoral do Paraná, Brasil) e o conhecimento científico referentes a biologia e ecologia dos golfinhos (CETACEA)

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    Monografia Luciana Altvater.pdf (3.867Mb)
    Data
    2006
    Autor
    Altvater, Luciana
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : As sociedades tradicionais possuem conhecimentos a respeito do ambiente natural adquiridos através do convívio com estes ecossistemas durante muito tempo. Desenvolveram formas particulares de manejo e conservação dos habitats e seus recursos. As comunidades pesqueiras se enquadram neste contexto de cultura tradicional e, como a pesca exerce influência direta na manutenção das populações de cetáceos, é fundamental obter informações junto a elas, para conhecer sua percepção sobre a fauna, assim como embasar estudos científicos, envolvendo estes animais. Tendo em vista este propósito, foi realizado um estudo etnobiológico com duas comunidades de pescadores do município de Pontal do Sul (litoral norte do Estado do Paraná, Brasil), visando a obter aspectos do seu conhecimento a respeito da biologia e ecologia dos golfinhos (Cetacea). O método utilizado foi o de entrevistas, realizadas no período de um ano (Abril/2005 a Abril/2006). Visando a verificar a consistência das informações, os dados obtidos foram comparados com aqueles disponíveis na literatura científica. Os resultados demonstraram que os pescadores detêm um alto grau de conhecimento sobre os vários aspectos biológicos e ecológicos das diversas espécies de pequenos cetáceos presentes na região. Foi possível identificar informações específicas a respeito da forma de vida, distribuição espacial, utilização de habitat, padrão de atividades, organização social, dieta, comportamento de caça, cuidado parental e comportamento epimelético. O único assunto abordado que apresenta divergências é a denominação e diferenciação dos animais em categorias particulares. Em geral, pode-se dizer que, apesar das duas comunidades situarem-se em locais distintos e sofrerem diferentes influências externas, seus membros compartilham os mesmos conhecimentos, pois não houve diferenças significativas entre as falas dos informantes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/32250
    Collections
    • Bacharelado [1175]

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