Fundamentos teórico-metodológicos em trabalhos de educação ambiental pela arte
Resumo
Resumo : O presente trabalho trata da produção focada na relação entre a teoria estética e a educação ambiental. O problema que motiva a pesquisa é a aparente falta de consistência teóricometodológicas dos artigos apresentados no campo da educação ambiental. Nesse sentido, estabeleceram-se como objetivos o levantamento de artigos e trabalhos acadêmicos nas bases correntes de dados – Scielo e Google Acadêmico -, artigos veiculados em eventos da área (EPEAs, ANPED e Iberoamericano de Educação Ambiental) e no principal periódico científico do país (Revista Eletrônica do mestrado em Educação Ambiental da FURG). Os artigos levantados foram submetidos à análise e categorização, buscando-se destacar: foco de interesse; referencial teórico adotado e principais procedimentos metodológicos. Essa categorização permite evidenciar elementos avaliativos importantes para o desenvolvimento do campo. Foram analisados os artigos levantados das bases de dados e dos periódicos e dos eventos da área. Primeiramente analisaram-se os trabalhos levantados nas bases de dados. Os resultados são apresentados em dois blocos. O primeiro com artigos fazendo referência direta à estética e/ou arte; e o segundo com artigos tratando de aspectos relacionados a essa dimensão. A partir dos diretamente associados, foram estabelecidas as seguintes categorias: arte como princípio do trabalho educativo na educação ambiental; educação estética na construção de valores ambientais; arte-educação e educação ambiental; fundamentos da educação ambiental; ações culturais como ampliação da conscientização e organização com vistas à educação ambiental efetiva; teatro e educação ambiental. No segundo bloco, configuram-se: ludicidade associada a vivências na natureza; sensibilização associada a vivências na natureza; bases fenomenológicas da educação ambiental; a educação ambiental com base na sociopoética. Os referenciais teóricos apresentados nos trabalhos trazem aspectos de temas diversos, mas a fundamentação na teoria estética não está bem delimitada, exceto nos casos que tratam da fundamentação fenomenológica da educação ambiental. Isso repete um quadro comum no campo da educação ambiental, o que é discutido detalhadamente no trabalho. Quanto à natureza das pesquisas, a maioria dos trabalhos são ensaios teóricos e, nas pesquisas empíricas, estudos de caso. Da mesma forma como acontece para outros trabalhos no campo, os relatos de experiência são também comuns, não havendo apresentação clara de objetivos investigativos, o que reflete ainda uma confusão conceitual entre pesquisa e intervenção. Foi identificado apenas um trabalho com a metodologia da pesquisa-ação. Posteriormente analisaram-se os trabalhos de eventos específicos da área e do periódico da FURG que foram desenvolvidos em ambiente escolar. Os trabalhos levantados também foram separados nos blocos e categorizados. Os resultados se assemelham foram então comparados e somados aos resultados obtidos com a análise dos trabalhos referentes aos bancos de dados e assemelham-se a estes.
Collections
- Bacharelado [1173]