dc.description.abstract | Resumo : Entender que a ciência é uma construção humana, passível de erro, não neutra, mas que sofre influências externas, política, social, cultural e econômica, é essencial para o futuro profissional da área biológica, seja como pesquisador, seja como educador. Como educador, ao entender a ciência em sua plenitude, provavelmente, transmitirá esse conhecimento para os alunos, o que contribuirá para a formulação de uma visão menos idealizada do processo científico, permitindo ao aluno melhor compreensão do mundo atual. Como pesquisador, uma visão desmistificada da ciência, possivelmente facilitará a produção do conhecimento desprovido de preconceitos, maior preocupação na aproximação e interação dos produtos da ciência com a sociedade. Uma das formas de aproximar o cientista e o educador da visão de ciência como produto do trabalho humano é entrar em contato com a história da ciência, uma vez que pode contribuir para a compreensão do processo de produção do conhecimento. Em vista disso, o presente trabalho partiu da aplicação de um questionário para levantar as concepções de ciência e hábitos de leitura de alunos ingressantes e concluintes do curso de ciências biológicas da UFPR. Depois propôs a leitura de um texto sobre o histórico da fotossíntese, com questões para serem respondidas, tendo como objetivo investigar como os futuros profissionais da área enxergam a ciência, além de observar a influência da leitura nessa concepção. Através dessas ferramentas foi possível notar que há grande aproximação da ciência relatada pelos alunos com a ciência descrita pelos filósofos Thomas Kuhn e Gaston Bachelard, entretanto nota-se algumas divergências e falhas em conceitos básicos e evidencia-se uma certa distância entre o estudado e o apreendido. | pt_BR |