Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorSchneider, Kamilla Louisept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-30T17:03:24Z
dc.date.available2022-08-30T17:03:24Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30215
dc.descriptionOrientador: Odisséa Boaventura de Oliveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Entender que a ciência é uma construção humana, passível de erro, não neutra, mas que sofre influências externas, política, social, cultural e econômica, é essencial para o futuro profissional da área biológica, seja como pesquisador, seja como educador. Como educador, ao entender a ciência em sua plenitude, provavelmente, transmitirá esse conhecimento para os alunos, o que contribuirá para a formulação de uma visão menos idealizada do processo científico, permitindo ao aluno melhor compreensão do mundo atual. Como pesquisador, uma visão desmistificada da ciência, possivelmente facilitará a produção do conhecimento desprovido de preconceitos, maior preocupação na aproximação e interação dos produtos da ciência com a sociedade. Uma das formas de aproximar o cientista e o educador da visão de ciência como produto do trabalho humano é entrar em contato com a história da ciência, uma vez que pode contribuir para a compreensão do processo de produção do conhecimento. Em vista disso, o presente trabalho partiu da aplicação de um questionário para levantar as concepções de ciência e hábitos de leitura de alunos ingressantes e concluintes do curso de ciências biológicas da UFPR. Depois propôs a leitura de um texto sobre o histórico da fotossíntese, com questões para serem respondidas, tendo como objetivo investigar como os futuros profissionais da área enxergam a ciência, além de observar a influência da leitura nessa concepção. Através dessas ferramentas foi possível notar que há grande aproximação da ciência relatada pelos alunos com a ciência descrita pelos filósofos Thomas Kuhn e Gaston Bachelard, entretanto nota-se algumas divergências e falhas em conceitos básicos e evidencia-se uma certa distância entre o estudado e o apreendido.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBiologia - Formaçãopt_BR
dc.titleConcepções de ciências de alunos de ciências biológicas da UFPRpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples