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dc.contributor.advisorLouzada, Fernando Mazzilli, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorBumbeer, Janaína de Araújo, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-29T17:02:17Z
dc.date.available2022-08-29T17:02:17Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30163
dc.descriptionOrientador: Fernando Mazzili Louzadapt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Durante o desenvolvimento, ocorrem modificações nas características do ciclo vigília/sono (CVS) humano. Na adolescência, esta modificação é evidenciada pelo atraso de fase concomitante à maturação puberal. A combinação do atraso da fase de sono com os horários matutinos de início das aulas contribui para a privação de sono entre os adolescentes, provocando um aumento da sonolência diurna. Outros impactos negativos podem ser listados, como problemas de humor, no comportamento, aumento de sintomas depressivos, maiores riscos de acidentes graves, maior vulnerabilidade ao uso de substâncias psicoativas, hiperatividade, comprometimento do desempenho em diversas áreas, como a escolar. Como tentativa de melhorar o hábito de sono dos adolescentes e, conseqüentemente, diminuir a sonolência diurna, têm surgido programas de educação sobre o sono. Nesses estudos, a sonolência é uma variável que pode ser utilizada para avaliar o efeito da intervenção do programa. Existem diversos métodos para avaliação da sonolência em seres humanos. O presente estudo teve como objetivo comparar dois métodos de avaliação da sonolência diurna, a Escala de Karolinska (KSS) e a tarefa de vigilância psicomotora (PVT), em estudos de campo com adolescentes. O estudo foi realizado com 37 alunos da 8ª série de uma escola pública de Curitiba. Os sujeitos foram submetidos aos testes durante 5 dias letivos consecutivos, em dois momentos do dia: durante a primeira e a última aula. Em cada momento eles preencheram uma escala subjetiva de sonolência (KSS) e realizavam o teste de desempenho (PVT). O teste de desempenho foi realizado utilizando-se computadores de mão, palm-tops. Para comparar os métodos, foi obtida a correlação entre os mesmos, através do coeficiente de Spearman. A Escala de Karolinska foi comparada tanto com as médias quanto com as medianas do PVT, encontrando-se correlação positiva para ambos os casos. As mesmas correlações foram feitas para cada sujeito separadamente, o que mostrou que apesar da correlação positiva encontrada, há grandes variações entre os indivíduos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectSonopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleAvaliação da sonolência diurna em adolescentes : comparação entre dois instrumentospt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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