dc.contributor.author | Veronezi, Anderson Rogério Capuzi | pt_BR |
dc.contributor.other | Bezerra, Cicero Aparecido | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-24T22:46:58Z | |
dc.date.available | 2013-05-24T22:46:58Z | |
dc.date.issued | 2013-05-24 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/29987 | |
dc.description.abstract | Resumo: Na educação a palavra gestão vem ganhando corpo com a mudança de paradigma que a área vem vivendo. Neste contexto, os sistemas de informação têm apresentado grandes resultados em se tratando de apoiar o processo de gestão nas empresas, principalmente por meio dos ERPs. Os sistemas ERP são os sistemas integrados de gestão mais bem sucedidos no ambiente empresarial. Optou-se por adotá-los como um referencial do sucesso dos sistemas de informação como apoio a gestão nas organizações, por meio das vantagens de sua utilização. Posto isso, o presente estudo buscou verificar se as vantagens apontadas pelos autores e empresas especializadas no desenvolvimento de ERPs são observadas pelos usuários no ambiente educacional das instituições privadas de ensino profissionalizante e superior do estado do Paraná. Trata-se de um estudo descritivo e foi realizado no período de fevereiro a novembro de 2012 com 91 instituições de ensino, de um total de 518 no estado. De forma geral a pesquisa mostra que as mesmas vantagens da utilização de ERPs apontadas pela literatura e pelas empresas desenvolvedoras são verificadas no contexto educacional, assim como foram observadas diferentes correlações entre as variáveis estudadas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Planejamento estratégico | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de recuperação da informação | pt_BR |
dc.subject | Educação - Planejamento estratégico - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.title | A percepção dos usuários quanto às vantagens dos sistemas de gestão nas instituições de ensino | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |