Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 26
Práticas pedagógicas criativas emergentes nos Faróis do Saber e inovação à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo
(2022)
Resumo: O objetivo desta pesquisa, a criatividade manifestada nas práticas pedagógicas criativas, nasce da necessidade incessante em compreender as demandas atuais de formação do ser humano do século XXI à luz do pensamento ...
Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19
(2022)
Resumo: O interesse pela temática da presente pesquisa surgiu diante da necessidade impostada frente ao uso das tecnologias digitais pelos professores que atuam na Educação Infantil, durante as aulas na modalidade de ensino ...
Formação continuada para professores e tecnologias digitais : um olhar na ação pedagógica do atendimento educacional especializado com ênfase no autismo
(2023)
Resumo: A presente pesquisa desenvolvida nesta tese com professores que atuam no atendimento educacional especializado, com ênfase na área do transtorno do espectro autista, investigando quais as formações continuadas ...
Canto da pessoa idosa em tempos de pandemia : implicações das fontes de autoeficácia na aprendizagem experiencial
(2022)
Resumo: Esta tese teve como objetivo analisar como os relatos sobre fontes de autoeficácia de pessoas idosas explicam as relações entre estilos de aprendizagem preferenciais, níveis de autoeficácia geral e os fatores ...
Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba
(2020)
Resumo: A presente pesquisa tem como tema o professor pedagogo e a formação continuada em tecnologias na educação. Esse tema emergiu das experiências profissionais da pesquisadora, somadas aos resultados de uma pesquisa ...
O uso de tecnologias na educação em tempos de rede social : um olhar sobre o facebook
(2020)
Resumo: Quando utilizamos um site de rede social nos inserimos num ambiente de formação e aprendizagem e por isso essas redes podem se constituir como ferramentas pedagógicas aliadas ao trabalho em sala de aula. Nesta ...
O uso de geotecnologias na educação geográfica escolar à luz do pensamento complexo
(2021)
Resumo: Esta pesquisa versa sobre a utilização de geotecnologias, como SIG e Sensoriamento remoto, na prática de professores atuando (na maior parte) nas séries finais do ensino fundamental (EF), também incluindo professores ...
Objetos digitais de aprendizagem na prática pedagógica de história : concepções de professores por meio da construção da teoria fundamentada
(2022)
Resumo: Essa dissertação apresenta uma investigação que envolve a prática pedagógica em tempos de pandemia e sua inter-relação com a presença dos objetos digitais de aprendizagem (ODA) no ensino de História. A pesquisa ...
Narrativas de docentes da EJA na construção do ciclo de aquisição do conhecimento por meio do dispositivo digital Luz do Saber
(2021)
Resumo: O presente estudo está inserido na Linha de Pesquisa – Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem ...
Educação física escolar na cibercultura : integração das tecnologias digitais de informação e comunicação
(2022)
Resumo: A educação física sempre se adaptou e se moldou aos anseios e as necessidades relacionadas às práticas corporais, dessa forma pensar a educação física escolar integrada às tecnologias é ressignificar a prática ...