Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
Gestão da formação em tecnologias educacionais conectada ao professor : análise do projeto do município de Araucária - Paraná
(2011)
Resumo: O processo de gestão da formação continuada em tecnologias educacionais e sua proximidade com os professores apresenta certa complexidade. É recente e pouco conhecido pelo processo de investigação científica, o que ...
As TIC nas aulas de matemática : contribuições da formação continuada na prática pedagógica de alguns professores da escola pública do Paraná
(2013)
Resumo: Tendo em vista a universalização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas do estado do Paraná, bem como as políticas de formação continuada para o uso de tecnologias ofertadas para os ...
A arte de ensinar : meandros do ofício de mestre de primeiras lestras na província do Paraná (1857-1884)
(2014)
Resumo: Este trabalho tem por tema a História da Profissão Docente na província do Paraná, o qual busca perceber e analisar o processo de ordenamento do ensino primário paranaense, por meio do ofício de mestre de primeiras ...
Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática
(2011)
Resumo: Nesta pesquisa procuramos investigar e analisar possibilidades de interação e de mobilização de Licenciatura em Matemática a partir da Resolução de Problemas, usando recursos de ambientes virtuais de aprendizagem ...
O professor e a formação para utilização do laboratório de informática : revisitando uma trajetória na região metropolitana de Curitiba entre 1998 e 2010
(2011)
Resumo: A formação continuada do professor no processo de implantação das tecnologias educacionais na escola tem levantado questionamentos por parte de pesquisadores. A partir de pesquisas já realizadas, evidenciamos que ...
Dilemas e perspectivas da política nacional de formação de professores : um olhar a partir do Decreto n. 6.755/09.
(2010)
Resumo: O estudo desenvolvido intenta a análise da política de formação de professores instituída pelo governo federal mediante o Decreto nº 6.755/09. São investigados, para tanto, as ações e programas estabelecidos no ...
O processo de construção das diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia no Brasil (1996-2006) : ambiguidades nas propostas de formação do pedagogo
(2010)
Resumo: Este trabalho analisou o processo de construção das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia – DCNP no Brasil, instituídas pela Resolução do Conselho Nacional de Educação – CNE/ Conselho Pleno – ...
Tecnologias de informação e comunicação : estruturando núcleos de conteúdos, para disciplina específica no curso de pedagogia
(2011)
Resumo: Este trabalho de investigação aponta os núcleos de conteúdos – expressos na ementa das disciplinas que têm como objeto de estudo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) - necessários à formação do professor, ...