O professor e a formação para utilização do laboratório de informática : revisitando uma trajetória na região metropolitana de Curitiba entre 1998 e 2010
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2011Author
Gonçalves, Claudia Cristine Souza Appel, 1973-
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Resumo: A formação continuada do professor no processo de implantação das tecnologias educacionais na escola tem levantado questionamentos por parte de pesquisadores. A partir de pesquisas já realizadas, evidenciamos que nos programas de implantação da informática na educação há uma tendência na ênfase da aquisição de equipamentos. Verificamos que o Colégio que serviu de campo de pesquisa recebeu laboratório de informática em dois momentos. Um em 1998, instalado pelo Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO, outro em 2007, pelo Paraná Digital. Diante disso, a formação dos professores para utilização da informática na educação mereceu investigação. Partindo dessa constatação, temos como problema de pesquisa: Quais modelos de formação foram ofertados aos professores para o uso dos laboratórios de informática no período de 1998 a 2010? O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar os modelos de formação a partir dos relatos dos professores que atuam no Colégio desde 1998. Realizamos uma pesquisa qualitativa tendo como encaminhamento metodológico o estudo de caso de acordo com Yin (2001). Autores como Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (2004), Bardin (2005), Lankshear e Knobel (2008) e Lessard-Hérbert ; Goyette e Boutin (2005) embasam a metodologia deste estudo. Realizamos discussões aproximando a cultura escolar com as tecnologias educacionais a partir das contribuições de Brito e Purificação (2008), Forquin (1993), Kenski (2003), Lévy (2007), Lopes (1999), Mafra (2003), Ortiz (2005) e Pérez-Goméz (2001). O percurso da formação dos professores ao longo da história e suas principais características para o uso das tecnologias educacionais estão apoiadas em autores como Almeida (2000, 2002, 2005), Barbero (2008), Bettega (2004), Bonilla (2002), Brito e Purificação (2008), Dubet (2006), Freire (1987, 1996), Jacquinot-Delaunay (2008), Kuenzer (2002, 2008), Nóvoa (1995), Orofino (2005), Sancho e Hernández (2006), Tardif (2004) e Valente (2003, 2005). Dão suporte teórico para o histórico da informática na educação no Brasil e resgate das ações realizadas no Paraná com o PROINFO, Brito e Purificação (2008), Kenski (2009), Leite (2003), Mercado (2002), Moraes (2000), Moura (2002) e Sancho (2001). O estudo teve início em 2009 com o estudo exploratório e decorreu até 2011 com a análise e interpretação dos dados. Participaram da pesquisa três professores que atuam no Colégio desde 1998 e que participaram de cursos de formação para utilização do laboratório de informática. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados tendo como base a análise de conteúdo, Bardin (2005). A partir da análise, identificamos modelos de formação ofertados aos professores. Para o primeiro laboratório de informática houve formação instrucional e também formação técnica e pedagógica simultaneamente. Para o segundo, além dos modelos mencionados houve formação na ação. Verificamos que houve poucos avanços em relação aos modelos de formação ofertados no segundo laboratório de informática em relação ao primeiro. Abstract: The continuing education of teachers in the process of implementation of educational technologies in schools has raised questions by researchers. From previous studies, we found that the deployment of computer programs in education there is a tendency in emphasis from the acquisition of equipment. We found that the College has served as a field of research was the computer lab on two occasions. One in 1998, installed by the National Informatics in Education - PROINFO, one in 2007, the Paraná Digital. Therefore, the training of teachers for using computers in education merited investigation. Based on this observation, we can research problem: What models have been offered training to teachers in the use of computer labs in the period 1998 to 2010? The objective of this research was to assess the training models from the accounts of teachers who work at the College since 1998. We conducted a qualitative research methodology as routing with the case study according to Yin (2001). Authors such as Alves- Mazzotti and Gewandsznajder (2004), Bardin (2005), Lankshear and Knobel (2008) and Lessard-Hérbert, Goyette and Boutin (2005) underpin the methodology of this study. We approached the school culture discussions with educational technologies from the contributions of Brito and Purificação (2008), Forquin (1993), Kenski (2003), Lévy (2007), Lopes (1999), Mafra (2003), Ortiz (2005 ) and Pérez-Gómez (2001). The course of training for teachers throughout history and main features for the use of educational technologies are supported by authors such as Almeida (2000, 2002, 2005) Barbero (2008), Bettega (2004), Bonilla (2002), Brito and Purificação (2008), Dubet (2006), Freire (1987, 1996), Jacquinot-Delaunay (2008), Kuenzer (2002, 2008), Nóvoa (1995), Orofino (2005), Sancho and Hernández (2006), Tardif (2004) and Valente (2003, 2005). Theoretical support for the history of computing in education in Brazil and redemption of shares held in Paraná with PROINFO, Brito and Purificação (2008), Kenski (2009), Leite (2003), Mercado (2002), Moraes (2000), Moura (2002) and Sancho (2001). The study began in 2009 with the exploratory study and ran until 2011 with the analysis and interpretation of data. Participated in the survey three teachers who work at the College since 1998 and who participated in training courses for using the computer lab. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed based on content analysis, Bardin (2005). From the analysis, we identify models of training offered to teachers. For the first computer lab instructional and training were also both technical and pedagogical training. For the second, and there was formation of the mentioned models in action. We found that there was little progress in relation to training models offered in the second computer lab for the first.
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