Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 34
Concepções e práticas inovadoras na escola contemporânea : contribuições para o desenvolvimento profissional docente
(2018)
Resumo: A presente dissertação, investiga os professores que desenvolvem práticas inovadoras em escola públicas e particulares, para identificar concepções, metodologias e estratégias de ensino que dão suporte a este avanço, ...
O papel do professor na formação do pensamento matemático de estudantes durante a construção de provas em um ambiente de geometria dinâmica
(2011)
Resumo:Esta pesquisa visa a trabalhar com provas em geometria em um ambiente dinâmico da perspectiva do papel do professor de ensino superior, em seu papel de formador do pensamento matemático. Assim, num primeiro momento ...
O professor/gestor e tecnologias de comunicação e informação : dimensões expostas nas demandas da formação
(2017)
Resumo: As limitações das Políticas Públicas locais para a formação continuada dos profissionais da educação, que consigam interpretar o momento, a mobilidade de tempo e espaço que vivenciamos, ampliada pela inserção das ...
Prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo
(2018)
Resumo: O contexto desta pesquisa foi uma escola confessional da cidade de Curitiba, cujo Projeto Político Pedagógico (PPP) tem como pilares de construção os fundamentos da educação jesuítica, o paradigma emergente e os ...
A pesquisa em processos formativos de professores do campo : a licenciatura em educação do campo na UNIOESTE (2010-2014)
(2018)
Resumo: Investiga a presença e o papel da pesquisa na formação de professores do campo em regime de alternância na experiência da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), ...
Formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para utilização, integração e apropriação das tecnologias digitais à prática de sala de aula
(2018)
Resumo: A presente pesquisa investigou um contexto de formação continuada no âmbito das tecnologias digitais aplicadas à educação, desenvolvida junto a professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Fase I (1.º ao 5.º ...
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) e a prática pedagógica : reflexões a partir de um curso de extensão com professores da educaçõ básica
(2018)
Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ...
Concepção sobre educação em tempo integral na perspectiva de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2018)
Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, que teve como objetivo identificar a concepção sobre Educação em Tempo Integral dos professores dos ...
Gestão da formação em tecnologias educacionais conectada ao professor : análise do projeto do município de Araucária - Paraná
(2011)
Resumo: O processo de gestão da formação continuada em tecnologias educacionais e sua proximidade com os professores apresenta certa complexidade. É recente e pouco conhecido pelo processo de investigação científica, o que ...
A constituição do docente para a educação profissional
(2011)
Resumo: Essa tese trata da discussão sobre a formação de professores para a educação profissional a partir da discussão teórica do materialismo histórico em paralelo ao estudo de caso de duas instituições, uma Universidade ...