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dc.contributor.authorSantos, Grasieli Cristina dospt_BR
dc.contributor.otherDottori, Maurício Soarespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2012-08-21T18:29:34Z
dc.date.available2012-08-21T18:29:34Z
dc.date.issued2012-08-21
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/27534
dc.description.abstractResumo: José Penalva (1924-2002), natural de Campinas – SP, foi um dos compositores mais importantes a atuar no estado do Paraná. Sua obra é vasta e pouco explorada, com exceção do repertório pianístico e algumas peças orquestrais. Nessa dissertação apresento um estudo sobre suas canções seculares para voz e piano compostas entre os anos de 1953 e 1970. Esse trabalho teve como objetivos: analisar a relação texto/música que permeia as canções, traçar uma trajetória estilística entre essas canções inseridas no contexto composicional em que foram concebidas e um estudo das dificuldades técnicas da melodia executado pelo cantor. Como suporte teórico para a análise musical utilizei algumas ferramentas da análise estilística de Jean LaRue e da análise fenomenológica de James Tenney, aplicada somente na canção Dois Momentos. Para a análise da poesia fiz uso do modelo proposto por Norma Goldstein, do estudo de versificação em língua portuguesa de Manuel Bandeira e da pesquisa de Peter Stacey sobre a análise de música contemporânea. Conclui que suas canções são essencialmente nacionalistas, pela escolha dos temas, ritmos, textos e linguagem composicional utilizada. Nelas, o piano é um instrumento ambientador e comentador e em alguns momentos a música assume função mimética. Já sua obra Parafolclóricas – Dois Momentos difere das demais canções para canto e piano, sendo este o instrumento que oferece unidade e coesão ao texto, complementando as idéias do canto. Os textos escolhidos para as canções são essencialmente textos folclóricos ou poemas modernistas de fase nacionalista. Quanto à métrica, são recorrentes os usos de redondilhas maiores, talvez por um maior conforto do compositor em escrever para esse ritmo poético. Foram também discutidas as dificuldades técnicas do canto nas obras e sugeridas soluções para sua execução além de sugestões interpretativas para a performance.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPenalva, José, 1924-2002 - Critica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Musicapt_BR
dc.subjectComposição (Musica)pt_BR
dc.subjectPartituras para vozes e pianopt_BR
dc.titleAs canções para voz e piano de José Penalvapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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