Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEugenio, Marcos Francisco Napolitano dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanaspt_BR
dc.creatorFerreira, Susana da Costapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-29T16:12:58Z
dc.date.available2022-11-29T16:12:58Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24703
dc.descriptionOrientador : Marcos Francisco Napolitano De Eugeniopt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho- tem origem na análise crítica de uma seleção de quatro filmes norte americanos produzidos nas décadas de 1950 e 1970. Os filmes representam histórias de professores e de seu relacionamento com os estudantes e o ambiente de trabalho. A hipótese é a de que tais escolas fictícias, influenciadas pelos influxos históricos e culturais, pelos valores ideológicos e as determinações do currículo em cada período, possam ser vistas como pequenas réplicas ou microcosmos do American Way of Life. Por meio de analogias, os espectadores podem observar as mudanças dos valores que transformaram a sociedade Norte Americana desde a "era Eisenhower" (anos 50) até a "era Nixon" (anos 70). A despeito de todas as mudanças, alguns valores fundantes como o individualismo e o mito da democracia, parecem aplicar-se a um modelo mais ou menos constante nas representações dos professores no cinema.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work originated from a critical analysis of a selection of four North American motion pictures released between the 1950s and 1970s. The movies depicted tales from teachers and their relationships with students and with the work environment. The author hypothesis that these fictional schools, influenced by historic and cultural influxes, ideological influxes, ideological values, and the curriculum determinations of each time period, could serve as smaller replicas of the American Way of Life. Through this analogy, viewers could contemplate the North american society since the "Eisenhower era"(50s) until the "Nixon era"(earlier 70s). In spite of all this changes, some well-established values like the individualism and the democratic myth, seem to attend to an archetype more or less constant in the representations of the teachers in the movies.pt_BR
dc.format.extentix., 200f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectValores sociaispt_BR
dc.subjectCinema americano - 1955-1974pt_BR
dc.subjectCultura - Estados Unidospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectCNPQpt_BR
dc.titleO professor como personagem e a escola como cenário : escola e sociedade em filmes Norte-Americanos (1955-1974)pt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples